Meditação diária de 30/03/2020 por Flávio Reti – Código de barras
30/03/2020
As medidas adotadas pela igreja para frear o coronavírus – https://bit.ly/3dMkIOQ
31/03/2020

Meditação diária de 31/03/2020 por Flávio Reti – Código Morse

31 de março

Tiago 5:16  “A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder” (Bíblia na LH)

Código Morse

Inventado por Samuel Morse, o código Morse é um sistema que representa as letras através de um sinal sonoro ou luminoso codificado. Surgiu em 1835 quando vários pesquisadores tentavam descobrir como utilizar a energia elétrica para a comunicação, e foi daí que surgiu o telégrafo elétrico O sistema constitui-se de traços e pontos em lugar de letras, sendo o traço um beep longo e o ponto um beep curto, ou se for com luz, um tempo longo de luz para o traço e um tempo curto de luz para o ponto e cada letra é formada por traços e pontos. Já faz tempo que ficou obsoleto, mas inicialmente era muitíssimo usado, fato é que no afundamento do Titanic a notícia chegou via código Morse, o pedido de socorro foi via código Morse. Muito antes da computação criar o sistema binário de zero e um, o código Morse já utilizava traço e ponto apropriado para enviar sinais digitais em sinais de som e de luz. O uso do código Morse teve um período de glória e vinha sendo usado como padrão internacional para comunicações marítimas e foi usado até 1999 quando a marinha da França deixou de usá-lo transmitindo a última mensagem que foi a seguinte: “Chamando a todos. Este é o nosso último grito antes do nosso silêncio eterno”. Na verdade o código Morse não entrou para o silêncio eterno, ele ainda não morreu totalmente, porque ele ainda é usado por competidores, pelos escoteiros e também pelos desbravadores da Igreja Adventista, inclusive há alguns concursos militares no uso do código Morse para medir a habilidade do operador de quantas palavras ele consegue enviar e receber por minuto. Até 2003 a Conferência Mundial de Radiocomunicação exigia o conhecimento do código Morse para conceder licença de radioamador aos interessados. Só para dar uma ideia, o pedido de socorro, o famoso SOS transformado em código Morse seria … — … que é uma abreviatura de “Save Our Soul” do Inglês (traduzido para Salve nossa alma). Percebeu a complicação para se comunicar até bem pouco tempo atrás? Não havia telefone, nem fixo e menos ainda celular, não havia televisão, só mesmo o rádio e era utilizando as ondas de rádio que se fazia toda comunicação e por isso havia muitos clubes de radioamadorismo espalhados pelo mundo. Hoje tudo está mais fácil através dos equipamentos modernos, mas o mais antigo de todos, pelo qual se falava e ainda se fala com o próprio Deus ainda é utilizado com sucesso: a oração. É uma comunicação instantânea e eficiente. Não precisa de equipamentos nem de pertencer a um clube, nem de fazer um curso pra operar, qualquer um pode utilizar. Por acaso, você já orou hoje?