Vigília – A Decisão
26/08/2017
Você sabia que o App… #2? Pedido de oração
27/08/2017

Meditação diária de 27/08/2017 por Flávio Reti

27 de agosto

Dia do Psicólogo

Salmos 64:6   “Planejam iniquidades, ocultam planos bem traçados pois o íntimo e o coração do homem são inescrutáveis”

Muita gente que acha que não escolheu a psicologia foi escolhida por ela. Observe seus pensamentos, eles são responsáveis por suas ações e por seu comportamento. Na visão de um psicólogo, a ciência moderna ainda não criou um remédio tranquilizador tão eficaz como alguns minutos no divã e uma meia dúzia de palavras objetivas de um psicólogo. O dia do psicólogo é comemorado nessa data de hoje porque em 1962, nesse dia, foi regulamentada a profissão e formalizado o curso de psicologia no Brasil. Este profissional está desde aquela data habilitado e autorizado a atuar nas clínicas, nas escolas, nos hospitais, nas fábricas e também a ter seu próprio consultório. Umas das suas muitas funções é auxiliar a resolver conflitos internos e buscar promover alívio quando há sofrimento mental e disparar ações que podem melhorar a qualidade de vida dos indivíduos, das famílias, dos casais, dos funcionários de uma fábrica, dos alunos de uma escola. Onde houver pessoas com algum problema ou desiquilíbrio mental, aí estará um psicólogo com sua magia na arte de resolver conflitos. Um campo grande da atuação desse profissional é na angústia do ser humano, nos ambientes de crise, nos problemas que parecem se desenvolver na mentes das pessoas. O mundo está adoecendo e os doentes mentais aumentando com a situação de stress da vida moderna que promove a depressão e a frequente angústia de alma. É um novo “mal do século” que somente em 2015 ao redor de 350 milhões de pessoas no mundo foram acometidas e recorreram a um psicólogo. Só no Brasil foram 5 milhões.

Já faz muito tempo que o profeta Isaías viu a situação da população do mundo e nas suas palavras ele disse que “toda cabeça está enferma e todo coração, fraco” (Is.1:5). Se nos dias de Isaías já havia problemas mentais, hoje muito mais, daí a atuação dos psicólogos ter crescido muito ultimamente.

“Muito íntima é a relação que existe entre a mente e o corpo. Quando um é afetado, o outro se ressente. O estado da mente atua muito mais na saúde do que muitos julgam. Muitas das doenças sofridas pelos homens são resultado de depressão mental. Desgosto, ansiedade, descontentamento, remorso, culpa, desconfiança, todos tendem a consumir as forças vitais e a convidar a decadência e a morte. A doença é muitas vezes produzida e, com frequência, grandemente agravada pela imaginação. Muitos que atravessam a vida como inválidos poderiam ser sãos, se tão-somente assim o pensassem. Muitos julgam que a mais leve exposição lhes ocasionará doença e produzem-se os maus efeitos exatamente porque são esperados. Muitos morrem de doença de origem inteiramente imaginária. O ânimo, a esperança, a fé, a simpatia e o amor promovem a saúde e prolongam a vida. Um espírito contente, animoso, é saúde para o corpo e força para a alma. “O coração alegre serve de bom remédio” (Prov. 17:22). No tratamento do enfermo não se deveria esquecer o efeito da influência mental. Devidamente usada, essa influência proporciona um dos mais eficazes meios de combater a doença” (A Ciência do bom Viver, p. 241).

Grande é nosso Deus que ao distribuir dons aos homens não olvidou o dom da psicologia. Ele capacita homens e mulheres para ajudar outros a limpar a mente, criar um novo ânimo e sair com um espírito mais elevado. Sejamos gratos, porque tudo foi previsto pelo nosso Deus que está sempre atento às nossas necessidades na vida. Ele tem muito mais em reserva para todos que dele dependerem sua vida diária. Agradeça hoje a Deus por ter cercado nossa mente com a possibilidade de se recuperar, com recursos advindos da sua onisciência. Conhece algum psicólogo, já teve contato com um deles? Hoje é o dia deles, aproveite e ore por eles para que eles sejam capacitados a ajudar pessoas perturbadas a mudar de vida.

 

Os comentários estão encerrados.