Entre Mulheres
26/03/2021
Santa Ceia
27/03/2021

Meditação diária de 27/03/2021 por Flávio Reti – Como devemos orar?

27 de março

I Tess. 5:17  “Orai sem cessar”

Como devemos orar?

Sem pensar duas vezes, a primeira resposta é orar com fé e em nada duvidando. Nuca fazer como aquele homem que queria atravessar uma pinguela e ficou ali indeciso pensando: Deus é bom, ele vai me ajudar a cruzar o rio. Em seguida teve outro pensamento: E se na hora que eu for atravessar, o diabo me empurrar? Pensando assim ele tentou cruzar pela pinguela repetindo as palavras: Deus é bom, mas o diabo também não é mau e assim continuou até sair do outro lado. Esse, com certeza, não sabia o que era fé e nem confiança. Mas temos que pensar também nos modelos de oração. Temos a oração intercessora, a oração de confissão, a oração de dedicação, a oração pedindo cura, a oração de agradecimento, a oração de desespero, a oração em público, a oração de insistência e outras. Depois considerar a nossa posição de oração. Jesus orou três vezes no Getsêmani de joelhos e depois orou na cruz, já pregado e despido, se entregando nas mãos do pai. As grandes religiões têm seus modos de oração: de olhos fechados, assentados, em pé, ajoelhados. Às vezes temos que orar deitados, como alguém que está numa cama de hospital, ou orar andando quando pressentimos algum problema à frente, ou até dirigindo quando nos aproximamos do perigo. Mas me parece que não é a posição que assumimos ao orar que conta para Deus. É mais a motivação, o porquê oramos, assim é lógico que não vamos estar o tempo todo ajoelhados. Precisamos saber também que toda oração passa pela onisciência de Deus, ele sabe nossos motivos e sabe também das nossas necessidades quando, às vezes, nem nós sabemos o que se passa conosco. Os BUDISTAS oram tanto em casa quanto no templo, a prece é feita diante de um relicário com a imagem de Buda, cercado de velas, incenso e flores. Os CATÓLICOS só têm duas orações básicas predefinidas: o Pai Nosso e a Ave Maria. O fiel reza com o rosário de 165 contas, correspondente a 15 pai-nosso e 150 ave-marias. Os JUDEUS oram sentado no banco da sinagoga, cada fiel tem seu próprio livro de orações. Os homens têm de usar uma pequena touca, o solidéu, denominado “quipá” em sinal de respeito a Deus. Os HINDUÍSTAS em geral rezam sentado sobre uma almofada na famosa posição de lótus: com as pernas cruzadas e a coluna e a cabeça eretas. O MUÇULMANO reza todo dia em cinco horários: 5:00, 12:30, 16:00, 18:30 e 20:00, sempre voltado para Meca. A pergunta é óbvia: E nós, como oramos? E por que oramos e a quem oramos?

Os comentários estão encerrados.