Meditação diária de 25/10/2017 por Flávio Reti
25/10/2017
Meditação diária de 27/10/2017 por Flávio Reti
27/10/2017

Meditação diária de 26/10/2017 por Flávio Reti

26 de outubro
Dia do matemático

Deuteronômio 25:15   “Terás peso inteiro e justo, terás efa inteiro e justo, para que se prolonguem os teus dias na terra”

Sempre que falamos de matemática a primeira pessoa que nos vem à mente é o professor de matemática, aquele que judiou de nós desde o ensino fundamental até o colegial, segundo grau e para alguns até na faculdade. A profissão de matemático está ligada às escolas, porque é lá que vamos encontrá-los mais facilmente. Os matemáticos são cientistas que calculam, desenvolvem e resolvem problemas que surgem na ciência, nas tecnologias, fazendo cálculos de máquinas, de fórmulas, de tempo, de espaço, de movimento e muito mais. Com o advento e o crescimento da informática, um novo campo se abriu aos matemáticos. A matemática fornece modelos e métodos computacionais sempre visando a solução de problemas em todas as áreas do conhecimento, tais como finanças, engenharia, biologia, medicina, meteorologia e muitos outros onde números e cálculos são necessários. Uma simples bula de medicamento traz inúmeros exemplos do uso da matemática na medicina. A matemática não deixa de ser uma ciência fascinante que pode explicar quase tudo porque ela se vale do raciocínio lógico a fim de simular qualquer tipo de situação. Se você observar a natureza, vai descobrir muitos modelos matemáticos que as plantas, os animais preferem para gastar menos tempo, menos trabalho, menos material. Observe as abelhas com sua colmeia feita de cubinhos hexágonos. Matematicamente falando é a melhor forma de gastar menos cera e conseguir maior espaço para guardar o mel, o pólen. É até justo dedicar um dia para relembrar os matemáticos entre nós, afinal, alguém precisa fazer os cálculos de nossas relações com os números, com as compras, com nosso salário, com nossas despesas, e por que não nossa poupança?

Nossa bíblia tem muitos exemplos de cálculos matemáticos, de ordens baseadas em matemática, veja algumas: Quando Deus pediu a Moisés que lhe fizesse um santuário para que habitasse no meio do seu povo, ele deu a Moisés as dimensões de todos os espaços, dos móveis, da estrutura e dos acabamentos enfeitados com lãs coloridas, cordões trançados e muito mais (Êx.25:8). Depois vêm os móveis, os utensílios, tudo sob medida matemática. Lá, um pouco mais à frente, Deus novamente falando agora com Noé para construir uma arca de forma a caber nela todos os animais existentes para conservação da vida na terra. E Deus em seguida passou a dar as medidas da dimensão da arca. Como o metro ainda não era conhecido, ele deus instruções usando os braços e chamou de côvados o padrão de medidas (Gen.6:14).

Moisés novamente, convoca o povo e explica-lhes que o Senhor requeria o dízimo de seus rendimentos, de suas colheitas, como dedicação ao Senhor. Agora o cálculo estava mais fácil, dízimo = 10%, uma décima parte e estava resolvido. Seiscentos anos mais tarde se levanta Salomão para construir um templo ao Senhor e novamente aparecem os cálculos matemáticos em tudo, à semelhança do que fez Moisés (I Cr.21:28-30). João, no Apocalipse, descrevendo os muros, as portas e a própria cidade de Deus, a nova Jerusalém, usa a linguagem matemática para descrever comprimento, largura, altura. Ap.21:15-17).

O único elemento que não tem medidas definidas e matemático algum pode calcular é a eternidade, a vida eterna que Deus promete a todos os que forem fieis até o fim. Alguém brincou, ilustrando a eternidade, dizendo que se esse nosso mundo, a terra, fosse uma bola de pedra e a cada 1.000 anos um passarinho viesse e limpasse o bico na pedra, quando gastasse a pedra (a nossa terra), estaríamos começando a eternidade. Para estar lá não precisamos de cálculos e os matemáticos poderão pôr de lado seus livros e suas calculadoras, seus esquadros, seu paquímetro, porque a única exigência de entrada no céu é uma fé viva, atuante, e uma obediência irrestrita na palavra de Deus. O único cálculo que você deve fazer agora é se vale a pena ser fiel. Feito isso, deixe o restante com nosso Deus e vamos aguardar o dia que mais cedo ou mais tarde virá.

Os comentários estão encerrados.