Novo Encontro Musical de Junho
25/06/2017
Apresentação do Grupo AdoraSom no culto de oração
26/06/2017

Meditação diária de 26/06/2017 por Flávio Reti

26 de junho

Dia do Missionário Batista

Lucas 10:3    “Ide. Eis que eu vos envio como cordeiros ao meio de lobos”

A igreja Batista não tem uma data de criação. Ela foi se formando com grupos que iam surgindo na Europa. Nunca teve uma igreja mãe e nem um fundador. Historicamente ela vem dos dissidentes ingleses que fugiram para a Holanda por causa de uma perseguição religiosa e de lá foram para a América do Norte. Eram os pais peregrinos que vão formar a maior associação de igrejas batistas denominadas Convenção Batista do Sul nos Estados Unidos, com mais de 16 milhões de membros e 42 mil igrejas. Há muitas outras associações Batistas através do mundo. Eles não têm uma diretoria geral, as convenções são independentes.

Hoje, 26 de junho, os batistas comemoram o dia do missionário batista. São homens e mulheres que se dedicam a sair aos campos missionários, tanto no Brasil como noutros lugares do mundo. Eles são muitos esforçados em dar parte de sua vida aliado a algum projeto social para atingir a pregação do evangelho. Do Livro “O Mensageiro, A Mensagem, A Comunidade” retirei essa citação: “Deus estava procurando vidas nas quais ele podia viver; vidas que não o esconderiam, mas que permitiriam que ele brilhasse através delas. Assim como os santos nos vitrais das igrejas, eles são bonitos porque a luz resplandece através deles”.

Na visão deles, é “fazer e viver o que Ele viveu. Sem viver o evangelho de fato, a pregação se torna nula”. A pretensão deles é viver o Salmo 41: 1 – 2. “Bem aventurado é aquele que considera o pobre, o Senhor o livrará no dia do mal. O Senhor o guardará e o conservará em vida; será abençoado na terra; tu, Senhor, não o entregarás à vontade dos seus inimigos”. Que belo exemplo de vida cristã!

A Igreja Adventista também tem um forte esquema de trabalho missionário ao redor do mundo. Começando em 1874, quando o primeiro missionário John Nevins Andrews viajou para a Europa como um enviado especial. Ele foi para a Suíça e lá organizou um grupo de crentes que o ajudaram a fundar uma editora. Hoje, a igreja Adventista está presente em mais de 200 países cobrindo o mundo com sinal de rádio e televisão, um extenso programa de publicações, milhares de escolas, uma grande rede de hospitais e clínicas e centenas de missionários atuando no exterior. A Igreja também atua com trabalho humanitário em todo o mundo através da Agência ADRA e dos serviços comunitários Adventistas (ACS). Fazer trabalho missionário não é apenas contar a história de Jesus, mas inclui aliviar o sofrimento e melhorar o padrão de vida. Os Adventistas apoiam generosamente o trabalho missionário com seus dízimos e ofertas. A missão da nossa igreja afirma que vamos precisar de missionários mesmo que haja apenas uma pessoa que não conheça o amor de Deus.

Um mês em missão, um ano em missão ou talvez a vida toda em missão. Ellen White disse que “todo aquele que nasce no reino de Deus é chamado para agir. Ir e falar de Cristo e do seu evangelho do amor”. O campo missionário pode ser sua casa, seu bairro, sua cidade ou outro país. O importante é assumir o compromisso de ser um missionário em qualquer lugar. Faz parte da vida cristã.

A igreja é o instrumento apontado por Deus para a salvação dos homens. Foi organizada para servir e sua missão é levar o evangelho ao mundo. Desde o princípio tem sido plano de Deus que através de Sua igreja seja refletida para o mundo Sua plenitude e suficiência. Aos membros da igreja, a quem Ele chamou das trevas para Sua maravilhosa luz, compete manifestar Sua glória. A igreja é a depositária das riquezas da graça de Cristo; e pela igreja será a seu tempo manifesta, mesmo aos “principados e potestades nos Céus” a final e ampla demonstração do amor de Deus” ((Efés. 3:10), Atos dos Apóstolos, p.9). Se eu sou membro dessa igreja, eu devo estar envolvido na missão, eu devo, de alguma maneira, ser um missionário dentro ou fora de meu país, não pela imposição da igreja, mas pela comissão dada por Jesus.

 

Os comentários estão encerrados.