LIÇÃO 13 – A RENOVAÇÃO DO PLANETA TERRA
25/03/2021
Feliz Sábado
26/03/2021

Meditação diária de 26/03/2021 por Flávio Reti – Como a luz se comporta no vácuo?

26 de março

Salmos 119:105  “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho”

Como a luz se comporta no vácuo?

A luz não se propaga apenas no vácuo, ela se propaga em diversos meios quer sejam transparentes ou lúcidos devido a sua característica de ser uma onda eletromagnética e que não precisa de algum material para se propagar. E tem mais, no vácuo a luz se propaga na sua maior velocidade, 300.000 quilômetros por segundo. A luz no vácuo não sofre interferência, mas ao atravessar outros meios como ar, vidro, água, ela sofre desvio o que pode ser facilmente observado introduzindo um objeto qualquer dentro de um aquário de vidro cheio de água. Ao observar notamos a aparência do objeto deformado para um lado. Outra curiosidade é quando a luz atravessa um prisma e se decompõe nas diversas cores do espectro. Há na natureza algumas coisas que o homem descobriu e aprendeu a usar, mas não sabe muito bem o que é, como a energia elétrica e a própria luz. Sabemos usar como fazemos com os óculos, como fazemos com as lentes dos microscópios, com os raios lasers que também são luzes, mas não sabemos com certeza o que são. Eu não consigo imaginar como era a terra antes de Deus dizer “haja luz” e houve luz (Gên.1:3), porque a bíblia nos diz que “a terra era sem forma e vazia e havia trevas sobre a face do abismo” Gên.1:2). Trevas é a ausência de luz, é aquilo que não vemos quando acordamos à noite e tentamos ir ao banheiro no escuro e damos com a cabeça na parede, mas se houver um filete de luz que seja, já conseguimos nos orientar e achar o banheiro. A luz, por ser esse elemento, ou essa coisa que não sabemos bem o que é, exerce uma tremenda influência em tudo na vida. As plantas não se desenvolvem no escuro, as pessoas não se movimentam no escuro, com isso concluímos que todos, nós, os animais e a natureza precisamos da luz. A luz é tomada como metáfora de conhecimento, de cultura, de sabedoria e daí temos algumas expressões clássicas como luz da vida, luz do mundo, falta de iluminação pra vida, não tem luz porque falta inteligência, não tem brilho nos olhos. A bíblia toma emprestadas essas metáforas e compara a luz como a presença do Senhor e você pode confirmar isso no Salmos 89:15; Isaías 2:5. Complicado fica quando Jesus disse que “vós sois a luz do mundo” (Mat.5:14), dando a entender que nós temos condições de ser alguma coisa sublime para os demais, porque a luz é algo por demais difícil de se compreender e nós podemos ser a luz. Ser aquilo que não sofre variações para iluminar o caminho de outros.