Meditação diária de 25/01/2021 por Flávio Reti –Por que a palavra grande é menor do que a palavra pequeno?
25/01/2021
Meditação diária de 27/01/2021 por Flávio Reti –Por que o sinal de parar é vermelho e o de avançar é verde?
27/01/2021

Meditação diária de 26/01/2021 por Flávio Reti – Por que os pijamas possuem bolsos?

26 de janeiro

Salmos 1:6  “Porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína”

Por que os pijamas possuem bolsos?

Os pijamas é parte da indumentária dos Antigos Faraós, no também antigo Egito cuja origem se perdeu no tempo. Quero crer que eram diferentes do que são hoje e que somente os Faraós o usavam. Os egípcios tinham aquela ideia de vida após a morte e por essa razão mumificavam os mortos, os faraós ricos óbvio, e os punham no interior da pirâmides ou nalgum túmulo cavado nas rochas na esperança de preservar o corpo para a outra vida seguinte. No preparo do cadáver para a mumificação, o cérebro era retirado por trepanação, a parte interna esviscerada e o coração guardado cuidadosamente dentro de um escaravelho de ouro e colocado no bolso do pijama. A síntese da crença era que Osíres, o Deus supremo que dirigiria o julgamento iria pesar o coração e de acordo com o peso, se fosse leve ou pesado, Osíres tomava a decisão de passar o Faraó para a outra vida ou abandoná-lo na eterna escuridão. O pijama, que em língua egípcia era “Pih Jahma” significava “morte diária” e sempre tinha um bolso do lado esquerdo na parte superior que era exatamente para guardar o escaravelho de ouro com o coração do Faraó dentro quando morresse. Parte dessa história estapafúrdia chegou até nós, porque muita gente ainda acredita em vida após a morte, apenas a parte do escaravelho com o coração dentro que se perdeu no tempo, mas o pijama veio também e por isso alguns fazem a pergunta acima: Por que os pijamas possuem bolsos? Se você pensava que os bolsos do pijama serviam apenas para esconder balinhas, guloseimas, alguns medicamentos, ou pensava “pra que bolso no pijama se a pessoa só vai dormir com ele”? Tudo que existe tem sua história quer de tempos muito antigos, de perto ou dos nossos dias, nada escapa de uma explicação. Às vezes é difícil traçar a origem, o inventor, a causa, o porquê, mas uma história sempre existe por trás de tudo. São as pistas, as pegadas que cada um deixa na estrada da vida. Nosso passado pode estar escondido, mas um dia ele virá à tona e um dia vamos encarar o justo juiz do universo para decidir nosso futuro, não como na história de Osíres dos Faraós, mas como Deus soberano, rei do universo, senhor dos senhores e rei dos reis. Você está preparado? Escaravelho de ouro com coração dentro é balela, só valerá o nosso caráter segundo a imagem de Jesus.