Meditação diária de 23/09/2017 por Flávio Reti
23/09/2017
Programa Paradigma de Primavera
24/09/2017

Meditação diária de 24/09/2017 por Flávio Reti

24 de setembro

Dia mundial do coração

I Samuel 16:7   “Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”

Pergunte a qualquer um, qual é o órgão mais importante do corpo e a resposta vem sem pestanejar: o coração. As pessoas se acostumaram atribuir tudo ao coração, acham que pensam com o coração. É saudade no coração, é dor de coração, é aperto no coração, é coração mole, é coração duro, é coração de menino, pessoa sem coração, tudo é no coração.

Feche a sua mão e olhe, esse é o tamanho do seu coração. É um músculo que parece pequeno, deve pesar umas 350 gramas mais ou menos, para é poderoso, capaz de bombear 5 litros de sangue para o corpo inteiro em apenas 1 minuto e deve estar batendo a 72 vezes por minuto. Em crianças bate mais, em idosos bate menos. A OMS afirma que as doenças do coração são as principais causas de morte e as mais comuns são infarto, acidente vascular cerebral (famoso AVC) e a morte súbita. Vem crescendo muito atualmente a hipertensão, conhecida como pressão alta e o colesterol elevado, conhecido por sangue grosso. O coração será saudável se o corpo for saudável também e isso vai depender dos hábitos assumidos. Tem como diminuir ou amenizar as doenças do coração com alguns cuidados essenciais. Primeira coisa é uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos frequentes, evitar álcool e fumo e outras drogas, fazer uma vista ao médico de seis em seis meses se tudo estiver aparentemente bem.

A data serve para nos lembrar da importância desse órgão e dos cuidados que devemos ter e faz parte do esforço das organizações para conscientizar a população da seriedade com o trato do coração.

Parece que as pessoas aprenderam a pensar com o coração e a bíblia embarca nessa onda e usa a linguagem comum de achar que tudo vem do coração. Até Salomão, o homem mais sábio do oriente, disse que devemos guardar o coração porque dele é que procedem as fontes da vida (Prov.4:23). Até Moisés, pediu que amassem o Senhor de todo coração (Deut.6:5). Jesus, falando aos discípulos pediu-lhes “não se turbe o vosso coração, já que vocês creem em mim, creiam também em Deus” (Jo.14:1). Vamos admitir que a gente pensa e se emociona com o coração, o povo está “certo”, é com o coração mesmo. Então vamos pensar: Deus tem um povo em quem todo o céu está interessado e esse povo é o único objeto do cuidado de Deus na terra, somos preciosos ao coração de Deus. E todo aquele em cujo coração Cristo habita, deve mostrar seu amor ao mundo, deve ser um cooperador de Deus, deve ser uma bênção para a humanidade, do contrário nossa vida será em vão. Quando você olhar para trás, para sua vida, deverá ver que sua vida não foi um fiasco, que você não viveu em vão. Se você chegar ao final da vida sentindo dessa maneira, vai morrer com tristeza e dor de coração. Enquanto temos vida, são dias de profundo exame de coração. Os discípulos sentiram isso e pediram ao Senhor a capacitação através do Espírito Santo. Assim, sempre que o Espírito de Deus tomar posse da vida, o coração vai transbordar de satisfação, a vida não será um fardo, a disposição de ser útil vai crescer, os membros da família não terão problemas conosco, a igreja não terá problemas conosco e nós mesmos vamos nos sentir mais leves. Viver a vida com Deus alivia os fardos e dá satisfação de viver. Faz bem para nosso coração. É verdade o que disse Jeremias, que o coração do homem é “enganoso”, mas podemos amolecer o coração para que ele seja maleável e possa ser manipulado pelo Espírito de Deus já fazendo parte do nosso preparo para o reino do céu. Coração doente fisicamente pode não ter cura, mas coração doente espiritualmente sempre tem cura. Faça agora o mesmo pedido que fez Davi: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um coração estável” (Sal.51:10). Como está seu coração? Doente? Batendo firme? Dá uma pesquisada pra ver se não está nada errado com ele.

 

Os comentários estão encerrados.