Cadastro e Orientações do I Aventuri da área 2 da APSO
22/10/2017
Meditação diária de 24/10/2017 por Flávio Reti
24/10/2017

Meditação diária de 23/10/2017 por Flávio Reti

23 de outubro
Dia do nascimento do Pelé

Lucas 5:26   “E tomados de pasmo, todos glorificavam a Deus e diziam cheios de temor: hoje vimos coisas extraordinárias”

O menino Edsom Arantes do Nascimento, Pelé, nasceu numa cidade do Sul de Minas, Três Corações, em 23 de outubro de 1940. Era filho de dona Celeste Arantes e do Senhor João Ramos do Nascimento, que já era conhecido jogador de futebol e tinha o apelido de Dondinho.

Eu me lembro de quando eu estava com 16 anos e o Pelé devia estar com 21 anos que uma companhia cinematográfica esteve um tempo em Bauru, cidade onde Pelé passou sua infância, para filmar parte de sua vida na cidade. Eles estavam com câmeras e um grande número de pessoas trabalhando nas filmagens, no pátio de manobras dos trens das companhias Paulista e Noroeste do Brasil, quando eu passando vi aquele movimento e perguntei a alguém que estava ali curioso para ver o que aconteceria: O que está havendo aqui? E o cavalheiro me respondeu: Eles estão filmando a vida do Pelé. Mas por que aqui, tornei a perguntar. E o cavalheiro respondeu: Por que quando Pelé era menino ele vivia por aqui pegando amendoim dos trens que ficavam estacionados aqui no pátio.

Pelé é considerado um herói nacional pelas suas consecuções e contribuições ao futebol mundial. Ele também ficou conhecido pelo seu empenho e pela sua política de melhorar as condições sociais da população pobre. Ele ofereceu e dedicou seu milésimo gol às crianças pobres do Brasil. Ao longo de sua carreira ele sempre foi chamado de Rei do Futebol, Rei Pelé, e ao falar o Rei todos sabiam que se referia ao Pelé. Ele recebeu o título de atleta do século. Em 2016, das mãos do presidente do comitê internacional Thomas Bach, ele foi condecorado com a Ordem Olímpica, a mais elevada condecoração já dada pelo COI. A Fifa também o elegeu como o jogador de futebol do Século XX.

Qualquer povo sempre precisa de seus heróis. Povo que não tem heróis não tem de que se orgulhar e nem tem incentivo para progredir, não tem história para contar. Mas o conceito de herói, visto pelos olhos dos evangelhos, é aquela pessoa cuja vida não deixa margem para dúvida, para contestação ou para a mínima acusação. Estou lembrando aqui os heróis da bíblia, aqueles listados no capítulo 11 do livro de Paulo aos Hebreus. Nosso espaço não permite listar todos e os motivos pelos quais eles são considerados heróis, mas é fácil entender que tiveram uma vida de fé, deram bom testemunho, viveram a vida centrada na esperança, foram justos nas suas atuações, obedeceram antes de tudo, peregrinaram na terra sem nunca perder a esperança de uma pátria superior, no céu. Souberam sofrer com dignidade, suportaram afrontas, desprezaram posições, preferiram sofrer por um pouco de tempo, não considerando suas vidas mais do que uma oportunidade para a vida futura. Muitos experimentaram escárnios, apedrejamento, serrados ao meio (Heb.11:37), perseguidos pela espada e, no entanto, foram fieis até o fim. São heróis aos nossos olhos de cristãos e são vencedores diante de Deus.

Embora os discípulos não tivessem riquezas, embora fossem contados pelo mundo como meros pescadores ignorantes, foram feitos pelo Espírito Santo testemunhas de Cristo. Sem honras ou reconhecimento terrenos, eram heróis da fé. De seus lábios saíram palavras de eloquência e poder divino que abalaram o mundo. O conceito de herói diante de Deus é diferente do mundo. A mais alta prova de nobreza num cristão é o domínio próprio. Aquele que é capaz de ficar imóvel em meio de uma tempestade de injúrias será um dos heróis de Deus. Nos dias de Daniel, houve heróis que recusaram prostrar-se diante da imagem de ouro e foram lançados numa fornalha de fogo ardente, mas Cristo esteve com eles ali, e o fogo não os consumiu. O céu sempre valoriza o heroísmo de seus súditos.

Queremos ser heróis, mas satanás está atento para “operar com seu poder enganador, para influenciar o coração e obscurecer o entendimento, a fim de fazer com que o mal pareça bem, e o bem, mal. Quanto mais forte e pura for a fé do povo de Deus, e mais firme sua resolução de obedecer-Lhe, tanto mais cruelmente há de Satanás se esforçar por incitar contra eles a fúria dos que, ao passo que pretendem ser justos, pisam a lei de Deus. Serão precisos a mais firme confiança e o mais heroico propósito para se apegar firmemente à fé uma vez foi entregue aos santos (Obreiros Evangélicos, p.264). Comece alimentando o herói que existe em você, porque Deus precisa de homens e mulheres que sejam exemplos do que o evangelho de Cristo pode fazer na transformação do caráter. Não precisa marcar muitos gols, como Pelé, basta apenas ser um, um único, herói para Deus.

Os comentários estão encerrados.