Novo Encontro
21/05/2017
Meditação Diária de 23/05/2017 por Flávio Reti
23/05/2017

Meditação Diária de 22/05/2017 por Flávio Reti

Dia do abraço

“tempo de ajuntar pedras e tempo de espalhar pedras; tempo de abraçar e tempo de abster-se de abraçar” Eclesiastes 3:5

Por certo você já ouviu falar a expressão “abraço de tamanduá” que é usada para se referir ao abraço dado por uma pessoa falsa, aquela que cumprimenta desejando o mal. Com certeza essa expressão vem da posição de ataque, ou de defesa, que o tamanduá-bandeira, um mamífero muito encontrado nas matas brasileiras, assume, ao se defrontar com outro animal que pode atacá-lo. Segundo os especialistas no reino animal, o tamanduá é um animal um tanto estranho, anda esquisito, tem pouca visão e audição, mas ao se sentir ameaçado, ele abre os braços, fica na posição ereta, estende as unhas enormes para se defender, aparentando que vai dar um abraço. Na verdade seu abraço é mortal porque as garras podem cravar fundo a ponto de matar uma onça, um animal muito mais feroz que o tamanduá. Por causa dessa posição que o tamanduá assume é que veio a expressão “abraço de tamanduá” para designar alguém que recebe um abraço de uma pessoa não simpática ou falsa. Quando duas pessoas que não se compatibilizam se encontram e uma vai cumprimentar a outra, diz-se que deu um “abraço de tamanduá”.

O dia do abraço começou com um australiano em 2004 que criou uma campanha intitulada “Free Hugs Campaign” onde ele mesmo saiu pelas ruas distribuindo abraços. A brincadeira se espalhou pelo mundo e hoje se comemora o dia do abraço. Devemos aproveitar a ocasião para nos aproximar de quem amamos e abraçar de fato, com amor, fazendo desse momento um momento mágico e daí estender para os amigos e colegas de trabalho. Afinal, uma abraço é um gesto muito simples, não tem preço, é grátis, e faz um bem danado para quem dá e para quem recebe. Dentro de um abraço cabe muito carinho, muita consideração, muito amor e cabe também muita hipocrisia, muita falsidade, muita mentira. Judas traiu com um beijo, mas hoje é possível trair com um abraço. A cada dia que se vive nesse mundo, mais a gente se convence de que é um desperdício viver do amor que não damos, das forças que não usamos e dos abraços que negamos enquanto vamos nos esquivando do sofrimento e também da felicidade. Sabe o que disse Charlie Chaplin? “Abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante”.

Estamos falando em abraçar e na nossa mente só vieram pensamentos de abraçar alguém, mas em se falando de abraçar oportunidades? Quantas oportunidades não deixamos escapar por entre os dedos por falta de determinação de agarrá-la com força. A vida é pequena demais, logo não devemos perder tempo nem oportunidades por medo de tentar alguma coisa. Mais louvável é não conseguir do que nunca tentar. Pense sempre em não magoar as pessoas que estão por perto de você, porque pode acontecer de um dia precisar delas e se elas estiverem longe, você vai sentir falta. Aproveite toda oportunidade que a vida lhe oferecer, mas nunca pise nas leis de Deus. Tenha na vida uma definição firme, nunca viva da indecisão, porque se assim escolher, você não viverá o presente e muito menos o futuro. A morte encerra tudo.

Abrace hoje alguém, abrace uma carreira, abrace uma oportunidade, mas abrace. Nunca tenha um dia vazio, para que ninguém o chame de vadio. Se nós abraçarmos a luz que na sua misericórdia Deus nos concede, falando da reforma da vida, ele pode ser santificado pela verdade e preparado para a imortalidade. Mas se desprezamos a luz e preferirmos viver violando a lei de Deus, teremos que pagar a penalidade, teremos que pagar o preço da insensatez. Abraçe hoje a oportunidade que passa pelas suas mãos, amanhã ela já terá passado.

 

Os comentários estão encerrados.