Meditação diária de 20/06/2017 por Flávio Reti
20/06/2017
I Encontro Nacional da Associação dos Médicos Adventistas
21/06/2017

Meditação diária de 21/06/2017 por Flávio Reti

21 de junho

Dia do início do inverno

Lucas 10:22    “Celebrava-se, então, em Jerusalém a festa da dedicação e era inverno”

Nesse dia 21 acontece o início do inverno aqui, pra nós, no hemisfério sul, enquanto no hemisfério norte acontece em 22 de Dezembro. A data não é a mesma todos os anos porque o ano não coincide exatamente com os 365 dias, há uma variação de 6 horas a cada ano e no final de 4 anos acontece o ano bissexto para equilibrar. Acontece que é nessa data que o sol fica mais distante da terra, ou a terra mais distante do sol, em relação ao plano que passa pela linha do equador. Os dias ficam mais curtos e as noites mais longas. Essa data também recebe o lindo nome de “solstício” de inverno. Gostou desse nome?

As pessoas costumam associar as estações do ano com a própria vida. Dizem que a primavera é a juventude onde tudo floresce, O inverno, por ser a estação fria, as pessoas se recolhem, se enrolam e passa significar o fim da vida. Observando a natureza, as plantas, realmente no inverno elas perdem as folhas, parece que estão secas e que vão morrer, mas na realidade o inverno para as plantas é apenas um período em que elas deixam cair as folhas, mas protegem o que têm de mais importante: as raízes, essenciais à sua sobrevivência. Quando você estiver varrendo algumas folhas, por causa do inverno, lembre-se que faz parte da vida perder para ganhar. Ficam apenas os troncos, os galhos e as raízes para ressurgir exuberante com folhas novas, flores e frutos logo em seguida. Assim a jornada continua. O inverno não é o fim da planta e não é o fim da vida. É fácil entender. Sem inverno não haveria novas folhas, novas flores e novos frutos. O que parece o fim de tudo tem um propósito mais abrangente, é o preparo para voltar com força renovada. O inverno rigoroso da vida fortalece seu tronco e seus galhos para você florescer logo em seguida.

Se por acaso você está passando pelo seu inverno da vida, não tenha receios, o inverno não veio para ficar e nem para matar você. Alguma coisa pode fazer de seus dias um inverno cinzento, com dias mais curtos e noites mais longas. Talvez um filho rebelde, um marido incompreensivo, uma decepção, um problema de saúde, um emprego perdido, algum tipo de conflito, alguma ingratidão. O inverno da vida passa e em seguida vem a primavera com novas oportunidades de você produzir muito ainda. É só você desenvolver a habilidade de fazer desses dias frios, difíceis, uma oportunidade para renovar e voltar a crescer. Na vida, assim como na natureza, o inverno sempre chega, mas sempre passa, ele nunca conseguiu impedir a chegada da primavera.

Está na hora de relembrar as palavras de Paulo de que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e que são chamados para seu propósito” (Rom.8:28). É uma questão de dias e as coisas mudam. Davi diz que “esperou com paciência pelo Senhor, ele se inclinou para ele e o ouviu” (Sal.40:1). Veja o inverno como uma estação que traz excelentes exemplos de transformação de vida, na vida do cristão. Quando ele chega e desfolha as árvores, é como se Deus removesse as imperfeições da vida para uma vida mais útil na frente. Não maldiga o inverno. Agradeça a Deus pelo inverno da sua vida, ele tem um propósito, a renovação da vida. Pode confiar! Tive um amigo que se propôs a vender uma carro muito abaixo do preço de tabela. Diante daquilo, eu lhe perguntei: Por que fazer uma loucura dessa, perdendo dinheiro? Ao que ele me respondeu: “A gente tem que aprender a perder 10 para ganhar 20. Eu tenho um negócio melhor na frente no qual vou ganhar mais”. assim é com o inverno da vida, a gente perde para ganhar. Assim é com os relacionamentos entre as pessoas, a gente perde às vezes para ganhar em seguida. É uma filosofia de vida fácil de entender.

 

Os comentários estão encerrados.