Culto de Oração
20/04/2021
Meditação diária de 22/04/2020 por Flávio Reti – Quando o sol nasce ou se põe o que você pensa?
22/04/2021

Meditação diária de 21/04/2020 por Flávio Reti – Quando será a sua formatura?

Quando será a sua formatura?

Hebreus 4:7  “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração”

Essa era a pergunta mais normal que nossos avós faziam naquela expectativa de ver um neto ou neta formados. Num tempo em que as pessoas mal concluíam o curso primário da época que ia da primeira série à quarta série e já se achavam instruídos uma formatura superior era chique demais. Quando os netos chegavam, a esperança era que eles, pelo menos, fossem um pouco além, daí a pergunta interesseira dos avós. Bem, essa era a preocupação dos avós, mas dos formandos era e é ainda hoje com o bailão de formatura, com a cerimônia de colação de grau, com convites para amigos, padrinhos e parentes, as fotos e a filmagem além do local da festa. Atualmente há empresas especializadas em promover a festa desde as flores para decorar o local até os drones para filmar do alto, como se diz, pra promover algo mais lá de cima. A formatura costuma ser mais do que um evento corriqueiro porque ela se reveste de significados marcantes. É o fim de uma fase de um caminho iniciado há alguns anos que era desconhecido. Agora já trilhado o caminho, é momento de festejar, logo, a festa de formatura é a realização de um sonho do jovem, da sua família, dos seus amigos. O diploma universitário, para os que chegam até lá, é um talismã cobiçado, uma magia de difícil acesso. Por isso a expectativa da formatura é elevada e todos querem fazer daquele dia um dia memorável para ficar marcado na memória com felicidade, com emoção e com carinho para sempre e de fato fica mesmo marcado. Pode se dar o caso do aluno odiar sua escola, sua faculdade e até a sua turma, mas isso só até o dia da formatura, porque depois, acredite se quiser, ele vai sentir saudades de tudo. Sentir saudades é até gostoso, difícil é sentir a perda. Jovens que estiveram dentro da escola e por alguma razão desistiram ou abandonaram vão, com certeza, lamentar a falta que um curso de estudo faz. Pior ainda é pensar na oportunidade que a vida nos deu e que não fizemos caso quando virmos que o tempo passou, a oportunidade se foi e nós paramos no tempo. Agora, virá um dia em que todos nós estaremos diante do tribunal de Deus e naquele dia muitos vão lamentar a oportunidade desperdiçada de fazer um concerto com o Senhor, de ter se preparado para receber Jesus nas nuvens do céu, de ter pensado na vida eterna, na oportunidade de viver para sempre. Hoje é o dia da oportunidade, não menospreze a oportunidade que está ao seu alcance hoje. Será muito mais significativo do que uma simples formatura.