I Will Go – edição 2017 (encerramento)
18/09/2017
Meditação diária de 20/09/2017 por Flávio Reti
20/09/2017

Meditação diária de 19/09/2017 por Flávio Reti

19 de setembro

Dia do ortopedista

Êxodo 34:13   “Mas derribareis os seus altares, quebrareis as suas colunas e cortareis os seus postes-ídolos”

Hoje é o dia do ortopedista, aquele profissional médico cuja principal função é cuidar das doenças e deformidades dos ossos e das articulações, ligamentos e músculos. Tudo que tem a ver com trauma dos músculos e do esqueleto. A vida moderna aumentou a correria, exigiu mais velocidade de locomoção e com isso está trazendo para os ortopedistas muito mais trabalho. São acidentes de trânsito, são quedas, são lesões nos jogos de vôlei, tênis, corridas, basquete, tudo contribui para que não falte serviço aos ortopedistas. O advento do Raio X veio contribuir grandemente com o profissional ortopedista. Agora, mais recente, o ultrassom e a ressonância magnética, então, foram a cereja do bolo na sua área de atuação. Das especialidades médicas, a ortopedia foi uma das que mais se beneficiou com as novas tecnologias para diagnosticar, interferir e curar. Mas sempre é bom lembrar que por mais acurada que seja a tecnologia, ela não prescinde da atuação do profissional ortopedista. É ele quem dá tudo de si para sua arte e alvo de sua dedicação de vida.

Quando se fala em ortopedista, logo vem à mente ossos quebrados, perna, braço, clavícula e outros ossos. O verbo quebrar faz parte integrante do vocabulário do ortopedista, ainda mais que às vezes ele mesmo precisa quebrar para corrigir. Ele cria o trauma para corrigir um trauma maior.

A bíblia cita várias formas de quebrar, não quebrar o corpo, mas quebrar outras coisas. Moisés quando desceu do Monte Sinai com as tábuas de pedra contendo a lei de Deus em suas mãos e viu a apostasia do seu povo que em tão pouco tempo se instalara no arraial, ele quebrou as tábuas num ímpeto de indignação (Êx.32:19). Isaías, o profeta, reclamou da situação da terra, contaminada com seus habitantes, porque os seus moradores quebram o pacto eterno de Jeová (Is.24:5). Maria Madalena se aproximou de Jesus, disfarçadamente num almoço oferecido pelo seu tio, Simão, e quebrou um vaso de perfume caríssimo e ungiu os pés de Jesus em pleno horário de almoço. E ela fez mais, movida pela gratidão, ela enxugava com seus cabelos (Mar.14:3). Logo depois da morte de Jesus, como era costume não deixar os crucificados pendendo na cruz durante o sábado, e para que não fugissem, caso eles ainda estivessem vivos, os soldados, que não eram ortopedistas, vieram e quebraram as pernas dos dois malfeitores que foram crucificados lado a lado de Jesus, mas ao ver que Jesus já havia morrido, não lhe quebraram as pernas. Era cumprimento de uma profecia, “Ele lhe preservará todos os ossos, nenhum deles lhe será quebrado” (Sal.34:20). Jeremias foi instruído por Deus a quebrar um vaso de barro como símbolo do rompimento de Deus com seu povo nas vésperas do cativeiro babilônico diante dos líderes de Israel (Jer.19:10). Quebrar ossos, quebrar objetos, tem seu significado, mas quebrar um pacto, quebrar uma palavra, quebrar uma promessa é às vezes muito mais dolorido do que quebrar algum osso do corpo.

Muitos que ouvem a palavra de Deus e se comprometem a segui-lo, depois de algum tempo se esfriam no seu entusiasmo e deixam de segui-lo quebrando assim as promessas solenes que fizeram para Deus na presença dos santos anjos e da congregação dos filhos de Deus.

Promessas quebradas, ainda mais com Deus, não há um ortopedista que possa consertá-la, senão nós mesmos. Lendo sobre isso, vendo que sempre há uma maneira de solucionar os problemas de traumas, isso dá uma certa coragem para voltar e corrigir nossas promessas quebradas. Há perdão da parte de Deus disponível a todos os pecadores. Só temos que lembrar que perdão é para pessoas arrependidas e arrependimento significa tristeza pelos pecados e abandono dos mesmos.

Se você quebrou alguma promessa, algum pacto com seu Deus, saiba que há recurso mais eficiente do que a tecnologia usada por um ortopedista, é o perdão de Deus. Procure-o, corra atrás, é do seu interesse. A vida eterna está vindo aí, você não pode ficar de fora.

 

 

Os comentários estão encerrados.