Meditação diária de 17/07/2017 por Flávio Reti
17/07/2017
Meditação diária de 19/07/2017 por Flávio Reti
19/07/2017

Meditação diária de 18/07/2017 por Flávio Reti

18 de julho

Dia de homenagem a Nelson Mandela

Mateus 24:30   “Ora, Caifás era quem aconselhava aos judeus que convinha morrer um homem pelo povo”

Com certeza você já ouviu falar o nome de Nelson Mandela. Ele foi um grande líder de seu povo na África do Sul lutando contra o Apartheid. Tinha curso de direito e depois de quase 30 anos preso chegou a presidência da África do Sul. Para o poder estabelecido, ele foi um líder rebelde, representando e liderando o povo contra o regime do apartheid. Pelo povo ele era considerado um guerreiro lutando pela liberdade. Por ser considerado um terrorista pelo governo, ele passou quase três décadas na prisão. O regime negava aos negros, mestiços e indianos (estes compunham uma grande colônia de imigrantes) direitos políticos, sociais e econômicos. Ele foi na África do Sul o que Martin Luther King foi nos Estados Unidos, um defensor insistente dos direitos da minoria.

Por falar em líder, vamos nos lembrar que Deus precisa de líderes nesta terra. Ele levantou Abraão para criar um povo para si. Depois do povo formado, ele levantou Moisés para tirá-lo do Egito e leva-lo à terra prometida. Já na terra da promessa, Deus levantou Josué para organizar, dividir a terra e estabelecer os domínios e os deveres dos cidadãos. Na sequência levantou os juízes que julgaram até o aparecimento do próximo rei de Israel. Passado o período dos reis, Deus levantou Esdras e Neemias para trazer o povo de volta do cativeiro e novamente assentá-lo na terra da promessa. Paralelo aos líderes, Deus sempre chamou profetas para ajudar na manutenção de suas leis, de sua vontade e dar orientações religiosas ao povo. Deus nunca prescindiu de líderes.

E não é diferente hoje. Os tempos são difíceis, vão se tornar ainda mais difíceis e o povo de Deus algum momento vai ficar confuso, logo, é necessário que se levantem novos líderes em nossos dias para orientar esse povo, o povo de Deus nesses últimos dias. Depois de Jesus, no chamado período apostólico, Deus, através do Espírito Santo, levantou homens de fé como Paulo, Pedro, João, Tiago, Silas e outros que encabeçaram o evangelho nos países fora de Jerusalém e o evangelho se espalhou como “folhas de outono”. Depois veio o período escuro e Deus se valeu de Martinho Lutero, Wycliffe, John Huss para proceder com a reforma e fazer o evangelho chegar até nós. Por que não iria Deus nesses últimos dias nos usar também para liderar alguma coisa dentro de sua grande obra? A obra se diversificou muito e há lugares para todos. Você e eu podemos ser líderes para ajudar de alguma maneira, em algum ramo dessa obra, fazendo a nossa parte. Deus não nos chamou para sermos indolentes e ociosos enquanto outros trabalham arduamente. Precisamos nos despertar porque Deus precisa de mim agora. E coragem, o reino de Deus está muito próximo. “Sob a liderança de homens sábios, prudentes, tementes a Deus, devem os homens ser ensinados. Cada ramo da obra deve ser dirigido do modo mais completo e sistemático que a longa experiência e a sabedoria nos capacitem a planejar e executar” (Conselhos sobre Educação, p.177).  É Preciso Visão Espiritual. Tem-se perdido tempo, precioso tempo. Têm passado áureas oportunidades sem que sejam aproveitadas devido à falta de clara visão espiritual e sábia liderança para planejar e divisar meios e modos de frustrar o inimigo e ocupar antecipadamente o campo. O mundo padece por falta de liderança e você pode ser um deles. Crie seu grupo de trabalho, seja um líder e rume para frente e apara o alto. Nossa obra precisa avançar, a pressa é nossa. Não que nós estamos esperando a volta de Cristo, é Cristo que está esperando que nós façamos a nossa parte na sua obra. Vamos trabalhar, o dia declina e vem a noite. Para muitos, a noite eterna, infelizmente.

 

Os comentários estão encerrados.