Meditação diária de 16/02/2020 por Flávio Reti – Bomba d’agua
18/02/2020

Meditação diária de 17/02/2020 por Flávio Reti – Bomba de Concreto

17 de fevereiro

Ezequiel 33:11  “Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos, pois, por que morrereis, ó casa de Israel?”

Bomba de Concreto

Bomba para bombear água você conhece, talvez várias delas, mas falar em bombear concreto parece algo impossível. Mas a bomba de concreto existe e são equipamentos de grande importância no ramos da construção civil porque trazem maior velocidade na hora da aplicação do concreto. As bombas de concreto podem vir montadas numa carretinha puxada pelo próprio caminhão betoneira ou pode vir montada em um caminhão próprio, chamado caminhão bomba (entenda caminhão bomba na construção civil e não confunda com caminhão bomba dos terroristas). A bomba falada aqui é uma bomba construtiva e não uma bomba explosiva, certo? Imagine que você tenha que levar o concreto lá para o 10º andar de um prédio em construção, como você faria? Levaria de balde em balde os milhares de metros cúbicos de concreto necessário, levaria com um carrinho de mão? Digamos, só para a laje do 10º piso, subindo e descendo as centenas de degraus das escadas, sabendo que um prédio em construção ainda não possui elevador? Então, daí nasceu a necessidade de se inventar uma bomba para bombear esse concreto todo lá para as alturas. Eu exemplifiquei com 10 andares, mas pode ser muito mais. Transportar grandes volumes de concreto com baldes ou com carrinho tem o inconveniente de demorar e o concreto tem um tempo de secagem de três horas em média e é um produto perecível em poucas horas. As bombas conseguem jogar lá em cima do prédio até sessenta metros cúbicos por hora. Isso é fantástico! A bomba de concreto diminui o tempo da mão de obra, diminui o números de funcionários, dispensa outros equipamentos e agiliza a construção. Sem dúvida o concreto bombeado é uma solução mais vantajosa, mas para isso é imprescindível uma bomba de concreto. Agora pense comigo: É possível bombear concreto para as alturas dos edifícios, algo que parece improvável, mas funciona. Por que, então, é tão difícil promover, forçar para frente, empurrar uma pessoa, mesmo que seja para uma condição melhor, para um ambiente melhor, para o céu, digamos? Simples, o concreto não tem vontade própria e vai aonde for empurrado ou bombeado, mas o ser humano foi dotado por Deus de um poder próprio de decisão. Se ele não dispuser sua vontade, será quase impossível promovê-lo para frente. Deus nos fez assim, dotou-nos de poder de exercer ou deixar de exercer nossa vontade, e se tivermos alguma instrução quanto a isso, vamos nos conduzir igual burro no pasto que só faz o que lhe vier à cabeça. Felizmente a palavra de Deus tem poder de convencer os corações, ainda que duros, das pessoas e elas podem se voltar para outra direção, a direção do céu!