Comentário da Lição 3 (3o Trim/2017) por Membros da Classe do Moisés Sanches Júnior
14/07/2017
Missão Camaçari
15/07/2017

Meditação diária de 15/07/2017 por Flávio Reti

15 de julho

Dia do homem

Genesis 1:26   “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre

todo réptil que se arrasta sobre a terra”

Não é difícil concluir. Se há um dia da mulher, por que não poderia haver um dia do homem? E há, mas ninguém parece se interessar para fazer aquele movimento que fazem no dia da mulher. Alguém brincando disse que dia 8 de março é o dia da mulher e que todos os outros eram do homem. Ela recebe flores do marido, do chefe, é levada para um almoço especial, ganha presentes, tem um dia de folga. Para o dia do homem eu não vejo nada disso. No entanto, as atenções no dia do homem estão se voltando para a saúde do homem. O dia do homem internacional, escolhido pela ONU, é dia 19 de novembro, mas no Brasil optou-se por comemorar o dia do homem em 15 de julho. Campanhas estão sendo feitas para conscientizar o homem a cuidar de sua saúde e do seu corpo. Vem aí uma doença a mais se alastrando rapidamente que é o câncer de próstata atingindo grande parcela da população masculina. Outros males associados ao uso do álcool, uso do tabaco, e as drogas sintéticas entrando muito cedo na vida dos homens. Alguém precisava fazer alguma coisa. Outro aspecto que propõe reflexão no dia do homem é a igualdade entre os gêneros. Alguns homens precisam perder o radicalismo, o machismo, precisam se atualizar profissionalmente, sendo assim, o dia 15 de julho é oportuno para essas considerações.

Com o advento da droga, do homossexualismo, o homem tem perdido muito da sua hombridade e é necessário resgatar aquela postura de pai, provedor, de esteio da família, de mantenedor da moralidade, da firmeza de caráter, da vergonha diante do ultraje, do profissional, do exemplo para os filhos.

Quando o homem perde algo da sua dignidade, até a igreja, o cristianismo sofre com a perda. Se dizemos que Deus é um pai, e temos pai que não sabem ser homem no exato sentido da palavra, fica difícil entender quem é Deus pelo exemplo do pai.

Deus tinha muita esperança no homem, fato é que o criou à sua semelhança, dotou-o de inteligência e razão como em nenhum outro animal, deu-lhe o livre arbítrio para escolher entre o bem e o mal, está lhe dando tempo para ajustar sua vida e acima de tudo acena com perdão dos pecados e com a vida eterna para o homem. Eu penso que o homem ainda não descobriu sua posição diante do universo e nem seu valor diante de Deus.

A bíblia é clara ao dizer que Deus fez o homem pouco abaixo de Deus mesmo, de glória e de honra o coroou. Deu-lhe domínio sobre todas as obras das suas mãos e pôs todas as demais coisas debaixo dos pés do homem. Animais, aves, peixes, e tudo que passa pelas veredas dos mares (Sal.8:5 – 8). O homem ainda não caiu em si, ainda não se acordou do que ele significa para Deus. No homem está a esperança de Deus para evangelizar o mundo. Ele é parte integrante dos planos de Deus, está inserido nos planos feitos desde a eternidade. O homem tem seu valor, ele apenas ainda não se viu útil como Deus o vê.

Hoje, quando você se vir no espelho, repare bem na sua imagem e pergunte-se: Sou eu Senhor que estás esperando para executar tua obra? Então, aqui estou. Usa-me para o bem da utilidade para os meus irmãos.

 

Os comentários estão encerrados.