Homenagem para o dia das mães
14/05/2017
Meditação Diária de 16/05/2017 por Flávio Reti
16/05/2017

Meditação Diária de 15/05/2017 por Flávio Reti

Dia da família

“De todas as famílias da terra só a vós vos tenho conhecido, portanto, eu vos punirei por todas as vossas iniquidades” Amós 3:2

Segundo a definição de família, é o conjunto de pessoas que possuem um grau próximo de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar. Uma família normalmente é formada por um pai, uma mãe unidos por matrimônio e filho ou filhos compondo uma família de fato

Infelizmente, o conceito de família vem passando por transformações e o que se vê atualmente não é mais um pai e uma mãe e filhos, mas novas composições entre pessoas roubando o nome de família. Isso vem causando grandes discussões na sociedade organizada. Temos visto uniões homo afetivas, homem com homem, mulher com mulher, homossexuais com homossexuais, lésbicas com lésbicas, pais e mães solteiros, filhos fora do casamento, todos reivindicando para si o nome de família moderna. O conceito está mudando para designar família qualquer união de pessoas que vivem juntas em torno de um objetivo comum. Dizem no mundo que o mais importante é o amor entre as pessoas na relação, o resto é resto, isso é o que dizem. Dessa indefinição de família surgem defensores e acusadores. Os conservadores dizem que família é o que tradicionalmente sempre existiu, pai, mãe e filhos, já os defensores admitem e advogam qualquer união afetiva entre pessoas, não importando o sexo. A sociedade reage com resistência e gera preconceito seguido de desrespeito ao que chamam de famílias contemporâneas. Está aí um grande desafio na nossa sociedade que apresenta dificuldades para conviver com o diferente. Está difícil ligar o tradicional ao contemporâneo, e se isto for democracia, ela está em perigo de virar anarquia.

O que pensou Deus para as famílias? Deus pensou primeiro num lar. Ele previu que a felicidade da sociedade, da igreja, da nação dependem das influências domésticas. A família, formando um lar, deveria ser um pequeno céu na terra, onde a felicidade de todos dependesse do cultivo do amor não fingido, da simpatia e da verdadeira cortesia entre seus membros. Na visão de Deus deveria haver um círculo sagrado em torno de cada família e que deveria ser preservado. Ninguém mais tem direito a esse sagrado círculo. Podemos ter amigos e grupos de associações, mas na vida do lar ninguém deve interferir. A família é um círculo sagrado, é um modelo do lar edênico, é um poderoso testemunho cristão, é a base na formação da sociedade maior ao nosso redor, é um lugar de companheirismo feliz, é uma frente unida contra a corrupção. Visitando um pastor em Assunção, Paraguay, vi lá na parede da sua sala um quadrinho com as palavras: “Mi casa es mui chiquita, no es una mansión para el millonario, pero hay lugar para amarse y también para nuestros amigos”. Que privilégio viver numa família assim constituída. Só temos uma coisa a fazer, pedir que Deus abençoe nossas famílias e as preserve para o seu reino eterno.

O inimigo tem conseguido colocar as coisas temporais acima das espirituais! Tem conseguido perverter o conceito cristão de família. Há tantas aberrações tentando desestruturar as famílias que nós chegamos a pensar que no fim dos tempos não vai mais existir famílias, vai haver um punhado de gente morando debaixo do mesmo teto onde ninguém é nada de ninguém, uma balbúrdia. Os Hippies da década de 60 tentaram isso. Eram grupos de jovens morando na mesma casa, onde o marido de uma mulher era marido de todas e a mulher de um deles era mulher de todos. A pregação deles era “paz e amor bicho”, amor e liberdade. Parece que não foi pra frente, não naqueles moldes. Mas temos hoje uma onda um pouco pior com o chamado movimento gay, ou LGBT (é a sigla de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, que consistem em diferentes tipos de orientações sexuais). Promiscuidade é a palavra certa.

Eu venho repetindo uma frase: O mundo não é mais um lugar seguro para se viver. São sinais dos tempos, Jesus está voltando, isto é certo.

 

Os comentários estão encerrados.