Meditação diária de 14/03/2019 por Flávio Reti – Albert Einstein
14/03/2019
Comentários da Lição 11 (1o Trim/2019) por Classe 3
15/03/2019

Meditação diária de 15/03/2019 por Flávio Reti – Heitor Ferreira Penteado

15 de março

I Pedro 5:6  “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte”

Heitor Ferreira Penteado

Ferreira Penteado, como era conhecido, nasceu e morreu aqui pertinho mesmo, em Campinas. Foi advogado, político e casualmente governador interino do Estado de São Paulo, mas acabou deposto pela revolução de 1930. No pouco tempo que assumiu o governo de São Paulo, ele se notabilizou construindo o Ginásio Esportivo do Ibirapuera, na proximidade da Assembleia Legislativa do estado. Antes de terminar seus estudos superiores, ainda no 3º ano do curso de direito na Faculdade de Direito de São Paulo (USP), ele foi eleito presidente do centro acadêmico e também redator da revista Acadêmica do diretório. Enquanto advogava, manifestou interesse pela política e iniciou sendo vereador e chegou a ser eleito prefeito de Campinas várias vezes. De prefeito foi só um pulo e já estava entre os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Ocupou os cargos de Secretário da Agricultura do Estado, Viação e Obras Públicas. Liderou a construção de diversas rodovias do estado além de recuperar as finanças da Ferrovia Sorocabana. Ao deixar a secretaria de São Paulo foi eleito deputado federal por São Paulo. Depois da revolução de 1930, Heitor Penteado deu uma guinada na sua vida abandonando a política e preferindo atuar como agricultor, mas seis anos depois voltou para a política e reiniciou como vereador novamente em Campinas. Seu nome figura numa importante via que liga o centro de São Paulo ao alto da Lapa, e também em Campinas com a avenida Heitor Penteado, além da rodovia que liga Campinas à cidade de Souzas. Em Americana, 25 quilômetros de Campinas, ele dá nome a uma importante escola.

O destaque da sua vida política fica com a sua decisão de abandonar a política e se entregar à agricultura e em seguida recomeçar de baixo novamente, sendo vereador depois de haver sido deputado estadual e federal, além de secretário de governo.

Não se parece em nada com muitas pessoas que não admitem recomeçar. Alegam que é humilhante voltar e reiniciar, porque têm falta de humildade e com isso o orgulho assume a liderança da pessoa. Totalmente contrário ao que ensinou nosso mestre Jesus, ao dizer “quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado” (Mat.23:12). Salomão também afirmou que “diante da honra vai a humildade” (Prov.15:33). E foi isso que aconteceu com Heitor Penteado, hoje honrado publicamente pelas decisões que tomou e pelo nome que conquistou. Um exemplo de vida pública raramente vista hoje. Está no coração do homem não convertido se arrogar qualidades e valores que muitas vezes não tem. É uma herança maldita implantada pelo adversário das almas, satanás, que tudo faz para perverter e anular os planos de Deus em salvar o homem. Quando ele disse a Eva que ao comer do fruto ela se tornaria como Deus, ele estava plantando nela o desejo de superioridade, de orgulho e essa herança maldita chegou até nós pela descendência natural. Mas graças a Deus, sua palavra está eivada de orientações que nos ensinam evitar o orgulho, viver vida simples e contentar-nos com o que somos. São palavras de Jesus: “Bem aventurados os humildes de espírito porque deles é o reino dos céus” (Mat.5:3).

Os comentários estão encerrados.