Você sabia que o App… #1? Meditações
13/08/2017
“Família IATEC cantou música composta em tempo recorde” por Pr Jael
14/08/2017

Meditação diária de 14/08/2017 por Flávio Reti

14 de agosto

Dia do cardiologista

João 14:’    “Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim”

Cuidar do coração faz bem. Faz bem para o dono do coração e faz bem para o médico cardiologista que sempre ganha algum dinheiro em cima disso.  Cardiologista é um profissional cuja especialidade é atuar no diagnóstico e no tratamento de doenças do nosso sistema vascular. O leque se abre e o cardiologista pode atuar no diagnóstico de doenças, na realização de exames físicos, na interpretação dos exames cardíacos (eletrocardiograma, ecocardiograma), e outros exames relacionados com o coração. É uma especialidade e já não faz parte da clínica geral. Há uma doença cardíaca que foi descoberta no Brasil, por Carlos Chagas (agora você já descobriu qual é a doença), a pessoa que trouxe o primeiro eletrocardiográfico para o Brasil. Essa data serve de um bom lembrete para aproveitarmos e dar um pouquinho de atenção ao nosso coração, nossa saúde em geral, e evitar algum futuro, ou mesmo presente, problema cardiovascular. Alguns cuidados você já conhece e sabe que são básicos, como alimentação, baseada em frutas e verduras, a prática regular de exercícios orientados por um médico, dormir bem, ao redor de 8 a 10 horas por noite e, não esquecer, fazer sempre e regularmente uma visitinha a um cardiologista. Afinal, cuidar do próprio corpo é básico, temos que estar em dia.

A cardiologia é uma área que tem avançado muito ultimamente. Cirurgia no coração, transplante de coração são rotinas realizadas pelas mãos desses profissionais. Um cardiologista não se faz de um dia para o outro, ele tem que malhar muito na faculdade de medicina, participar de estágios, fazer residência e depois de formado ser registrado num órgão que fica por trás do exercício da medicina, chamado CRM (Conselho Regional de Medicina).

Certa vez um mecânico questionou um cardiologista com o seguinte argumento: Olha, doutor, eu desmonto o motor de um carro peça por peça e monto tudo de novo e faço funcionar direitinho. Por que o meu salário é tão pequeno enquanto o seu é muito maior. E o médico respondeu tranquilamente: É verdade, mas eu quero ver você fazer isso com o motor funcionando, como nós fazemos”.

A bíblia já falava sobre transplante de coração há muito tempo, aos moldes de Deus, claro. Quando Deus disse, através do profeta Ezequiel, as seguintes palavras: “Também vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei de vossa carne o coração de pedra e vos darei um coração de carne” (Ez.36:26). O anseio de ter um coração mudado, não é novo. O salmista já ansiava ao dizer “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável” (Sal.51:10) e Ezequiel já manifestava o desejo de um novo coração para os israelitas “… criai em vós um coração novo, um espírito novo, pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel”?

Muita gente não anda contente com o coração que tem. Almejam uma mudança no coração e como o coração é o símbolo da vida, as pessoas desejam mesmo é uma mudança na vida. O coração do homem é enganoso (Jer.17:9), mais do que todas as coisas e ele tem consciência disso, logo, os mais sinceros de coração querem uma mudança de coração, de vida. Mas essa mudança de coração, não está na alçada de um cardiologista, só Deus pode realizar. Davi estava certo ao clamar a Deus para fazer isso nele. “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável”. Agora você sabe por que ele pediu para Deus realizar esse “transplante”. Exatamente porque não está no poder do homem mudar o coração humano, pecador, em um coração divino, santo. Quando você sentir que seu coração não anda sendo sincero com sua opção de vida, ele pode estar traindo-o, peça a Deus que o mude. Ele tem o poder de fazê-lo pela sua graça, pela sua misericórdia e pelo seu grande amor. As coisas do seu coração, a ninguém mais interessa, se não somente a Deus e a você.

Os comentários estão encerrados.