Meditação diária de 11/06/2020 por Flávio Reti – Gravador magnético
Meditação diária de 13/06/2020 por Flávio Reti – O Guarda-chuva
13/06/2020

Meditação diária de 12/06/2020 por Flávio Reti – Grelha

Mateus 24:4  “Acautelai-vos para que ninguém vos engane”

Grelha

Grelha é uma maneira mais elegante de dizer grade, e não sei o porquê, mas nós diferenciamos quando está na janela e quando está na churrasqueira. Se está na janela nós dizemos que é uma grade e se está encima de tijolos sobre as brasas dizemos que é uma grelha, quando na verdade são parecidas, e não passam de uma tela de material ferroso. Vamos lá, uma grelha é um utensílio usado especialmente para manter o alimento que se quer assar, normalmente carnes e linguiças, um pouco acima das brasas para que elas não se sujem no carvão da churrasqueira. As grelhas são confeccionadas em ferro ou alumínio com barras paralelas e transversais formando uma tela através da qual só passa mesmo o calor para cozinhar e assar as carnes nela dispostas. Mas você ainda não entendeu tudo que pode ser uma grelha, porque há a chamada grelha de Hermann e a grelha cintilante. O que é isso? É um desenho que provoca uma ilusão de ótica curiosa. A grelha de Hermann é um desenho com vários quadrados negros sobre um fundo branco que ao olhar fixamente para ele surgem manchas fantasmas na intersecção das linhas, mas quando você fixa o olhar na intersecção das linhas as manchas desaparecem. A grelha cintilante é quase a mesma grelha de Hermann, mas com pequenos círculos brancos em cima das intersecções das linhas agora cinzentas. Quando o observador fixa o olhar parece que surgem círculos negros que surgem e desaparecem misturados com os círculos brancos. Curioso que se você inclinar a cabeça 45º para o lado, a ilusão não deixa de existir, mas diminui muito ficando apenas alguns círculos negros. E o que eu aprendo com uma grela? É algo tão banal, uma invenção tão óbvia para assar carne em cima até de tijolos, mas eu aprendo que minha visão não vê tudo, que meus olhos podem facilmente ser enganados. Na grelha de Hermann não existe mancha fantasma nenhuma, e na grela cintilante não existe círculo negro nenhum e, então, como se explica que eu vejo manchas e vejo círculos negros que não existem? É uma prova inequívoca de que minha mente pode ser enganada pelos meus olhos e que meu cérebro não é tão inteligente e seletivo como eu me imagino. Então, não atire pedras em Adão e Eva que foram enganados por satanás, porque nós também podemos ser facilmente enganados, e o que é pior, com coisas tão simples como um desenho de quadradinhos negros sobre um fundo branco. Se com isso eu posso ser enganado, que será com os sofismas e as ilusões de satanás? Logo, cuidado com a confiança própria, nós não somos imunes ao engano.