Meditação diária de 09/07/2017 por Flávio Reti
09/07/2017
Meditação diária de 10/07/2017 por Flávio Reti
10/07/2017

Meditação diária de 10/08/2017 por Flávio Reti

10 de agosto

Dia da Solidariedade Cristã

Romanos 1:12    “…isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado em vós pela fé mútua, vossa e minha”

Para você entender o que é solidariedade, pense num grupo de pessoas, sua família serve de exemplo. Se um membro sofre, então, todos sofrem com ele, porque todos fazem parte do mesmo grupo. Isso é solidariedade. Se um membro está feliz, então, todos ficam felizes no grupo. Isso é solidariedade. O que um sente, todos do grupo sentem.

Ser solidário é ter as coisas em comum. O que é meu é seu e o que é seu é meu também. Esse é o costume da minha casa. Tudo que temos em casa não é exclusivo, é de todos. A televisão, a hora que quiser pode usar. Uma ferramenta, pode usar quando quiser, é nossa. O carro, precisou pode pegar. Nem precisa pedir, é nosso, é da nossa família. O dinheiro que temos está ali, se precisar pode usar, é nosso. Se não houver dinheiro ali, então, é porque ninguém tem dinheiro. Quantas vezes acontece e vem alguém dizendo, pai, eu vou pagar com seu cartão. Ou, filha, passa lá e compra tal coisa. É assim que funciona a solidariedade, tudo em comum.

Não é a mesma coisa que socialismo ou comunismo. Essas políticas estão longe de ser solidárias. Para o comunismo ser verdadeiro, não deveria haver governo, nem elite, mas infelizmente dentro do comunismo e do socialismo há diferenças de classes, por isso não é solidário. Maduro estava ávido para implantar o socialismo na Venezuela, enquanto eu escrevia esse devocional, mas tente usar o carro dele, tente pedir para almoçar com ele.

Em termos de solidariedade, o que a maioria entende é que precisamos ajudar. Vamos ser solidários é o mesmo que vamos ajudar. Está parcialmente correto. Vale o esforço de uma situação social mais justa e sempre buscar a dignidade individual faz parte do idealismo solidário. Não entenda solidariedade só doação de comida e roupa. Doação espiritual, psicológica, combate às desigualdades, distribuir amor, dedicação. Deve haver uma nova maneira de repensar o próximo, esse afastamento entre os homens. A gente mora do lado e não se conhece, pra visitar um amigo precisa pedir se pode ir. Se mora do meu lado, deveríamos ser amigos, estar em contato, se quero visitar, é só chegar e bater no portão, não precisa avisar. A qualquer hora que chegar é bem-vindo. Não aquilo de “fulano chegou, esconde isso”. Não! Fulano chegou, ele vai participar disso, se houver comida ele vai comer conosco, se não houver, ele vai ficar com fome conosco. Se houver só farinha com água, ele vai comer farinha com água conosco.

O lema de Madre Tereza de Calcutá era o seguinte: Fazer as coisas ordinárias com um amor extraordinário. A gente precisa pensar no bem comum.

Assim viviam os discípulos no início da igreja primitiva, recém-saída das mãos de Jesus. Eles tinham tudo em comum. “Da multidão dos que criam, era um só o coração e uma só a alma e ninguém dizia que coisa alguma das que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns” (At.4:32). Chegaram ao ponto de dizer que “entre eles não havia necessitado algum” (At.4:34). A solidariedade é um dever moral e uma necessidade global. Existem vários pontos de contato entre ela e a caridade; a pura e simples disposição de ajudar já é um grande passo para que se possa fazer a diferença. O Dia Mundial da Solidariedade Cristã vem lembrar que as religiões deveriam estar juntas nessa jornada por uma vida melhor para todos. Os crentes, os obreiros, as igrejas deveriam ser solidários, trabalhar juntos, sofrer juntos e no final vencer juntos, porque no céu, para onde queremos ir, haveremos de conviver juntos com Cristo, com os anjos e com nossos irmãos. Entendeu o que é solidariedade? Amplie a palavra juntos e você saberá o que significa solidariedade.

Os comentários estão encerrados.