Meditação diária de 08/07/2017 por Flávio Reti
08/07/2017
Meditação diária de 10/08/2017 por Flávio Reti
10/07/2017

Meditação diária de 09/07/2017 por Flávio Reti

09 de julho

Dia da juventude

Eclesiastes 11:9   Alegra-te, jovem, na tua mocidade e anime-se o teu coração nos dias da tua mocidade e anda pelos caminhos do teu coração e pela vista dos teus olhos; saber, porém, que por todas estas coisas Deus te trará a juízo”

Há dois dias em comemoração à juventude. Este de hoje que considera a juventude brasileira e o dia 12 de agosto que considera a juventude internacional.

Se ser jovem fosse apenas isso, não haveria o que comemorar, mas o objetivo da data é destacar a educação, a conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que vai logo pesar sobre eles como o futuro do planeta e os dirigentes de todos os negócios do mundo. A vida passa e o jovem um dia chega lá. A ONU tem um PROGRAMA MUNDIAL DE AÇÃO PARA A JUVENTUDE atualmente, que tem por objetivo criar políticas e diretrizes de apoio para ajudar na qualidade de vida dos jovens em todo mundo. Dizem que o pepino se torce enquanto é novo e assim é com a juventude. Esta data celebra uma fase da vida do jovem que apresenta as maiores descobertas de si mesmo, do mundo, do amor, vive cheio de experiências, de aventuras, te tentativas e erros. Enquanto ele é jovem, tudo é possível. Ele pode decidir seu futuro, escolhe o rumo da vida que quer tomar, escolhe profissão, esposa, carreira de estudo. É um momento quase mágico para um jovem consciente construir o futuro que terá quando for adulto. Mas o conceito de jovem dá margens para outras considerações: Se Você é um daqueles que gostam da vida, quer viver e quer sonhar, leia com atenção essas palavras que eu me propus escrever. O jovem nasceu pra sonhar, o jovem nasceu pra viver, assim como as águas vão pro mar, assim, como o vento, ele quer correr. É próprio do sol o calor, é próprio do jovem sonhar, mas com o peito cheio de amor, com o coração para amar. Ser velho é acomodação, já pensou? Ser velho é quase uma doença, é jovem quem quer ação, movimento, é jovem quem assim pensa. Há jovens já velhos, coitados!  E há velhos que ainda dão duro, no trabalho! Um que vive só do passado e outro de olho só no futuro. Ser jovem é para o resto de toda a vida, ser velho é só por um pouco mais e “já era”. Pra uns, eis a luta, a lida, a vida! Para o outro, saudades, quem dera! Ser jovem é ser movimento, ser jovem é agitação! Entre nessa, seja, pois, jovem, fique por dentro, seja um garotão! Isso serve para qualquer um, jovem ou velho

A visão bíblica de juventude é um espaço de tempo, porque a carruagem passa e só fica a poeira na estrada da vida. “Afasta, pois, do teu coração o desgosto, remove da tua carne o mal, porque a juventude e a aurora da vida são vaidades” (Ecl.11:10). Essa era a visão do sábio Salomão descrevendo a juventude.

Eu tinha uns 14 anos e fui xeretar num dos cemitérios de Bauru e comecei andar pelo meio das sepulturas lendo os dizeres escritos nas lápides. Entre eles, encontrei este: “Não fale alto, não seja orgulhoso, a vida acaba aqui”. A juventude se orgulha da sua força, da sua destreza, da sua capacidade de aprender em detrimento dos mais velhos que já estão passando ou já passaram dessa fase. É uma tendência do jovem se achar mais importante que os demais, embora lhe falte a experiência da vida. Se você que está lendo for jovem, procure ser um jovem inteligente que saiba guardar as devidas diferenças entre um jovem e um adulto. Se você for um adulto além de jovem, saiba entender e respeitar os jovens. A vida se tece de compreensão entre as pessoas. Saber conviver bem com todos é uma arte. E uma arte a gente aprende, quando é jovem e mesmo depois de velho.

 

 

 

Os comentários estão encerrados.