Meditação Diária de 05/05/2017 por Flávio Reti
05/05/2017
Meditação Diária de 07/05/2017 por Flávio Reti
07/05/2017

Meditação Diária de 06/05/2017 por Flávio Reti

Dia da Coragem

“Portanto, senhores, tende bom ânimo (coragem), pois creio em Deus que há de suceder assim como me foi dito” Atos 27:25

No lugar em que nasci, Guaianás, havia uma pedreira de onde saía pedra britada para todaa região de Bauru e Pederneiras. Todas as tardes, depois que a maioria dos empregados iam parasuas casas, alguns ficavam para dinamitar a pedreira e derrubar uma barranca de pedra de uns 15metros de altura. Era de 40 a 80 estrondos que sacudiam a vila todos os dias à tarde. Grande eraminha curiosidade para saber o que acontecia lá na pedreira na hora que dinamitavam as barrancasde pedra. Dez minutos antes os encarregados de acender o estopim davam um sinal tocando umsino para que todos que estivessem por perto evacuassem o local porque era muito perigoso.

Havia no interior da pedreira algumas caçambas dessa que recolhem entulho na cidade e eu meesgueirei furtivamente e fui me esconder dentro de uma delas que estava emborcada de lado paraver o que aconteceria na hora das explosões. Quando estourou a primeira carga de dinamite, subiuuma nuvem de pedra e choveu pedra em cima da caçamba fazendo um barulhão ensurdecedor.

Eu fiquei desesperado dentro da caçamba sabendo que ainda viriam mais uns 80 estrondos econsequentemente mais 80 chuvas de pedras, não de gelo, pedras de verdade e não pedrinhas, erampedras pesando alguns quilos. Quando meu pai soube que eu havia feito isso, ele quase me matoude tanto surrar, eu que não havia morrido com a chuva de pedra dentro da caçamba, agora quasemorri de tanto apanhar. Eu nunca chamaria minha atitude de corajosa, foi imprudência mesmo,coisa de moleque que não tem mais o que fazer. Coragem não é a ausência de medo. O contráriode coragem é covardia. Um homem de coragem vai agir varonilmente apesar do medo, do temore da intimidação. Uma pessoa corajosa é capaz de ir mais além das outras. Ela enfrenta qualquerdesafio com confiança e não teme encarar o pior. Pode até sentir medo, mas a coragem a impulsionapara frente. Se não fosse a coragem o homem desistiria na primeira tentativa fracassada, mas comcoragem ele luta e enfrenta problemas, vence barreiras e no final sai vitorioso.

Os apóstolos tiveram que manifestar coragem quando se viram sem o mestre Jesus presenteentre eles e com a tarefa de pregar o evangelho em todo o mundo conhecido de sua época. Nósvamos ter que manifestar coragem quando os ventos da perseguição se levantarem contra o povode Deus ameaçando desestruturar inclusive os escolhidos. O futuro não nos acena com facilidade,mas com hostilidade. Não podemos esperar dias felizes vivendo num mundo em um torvelinhode doutrinas que se opõem ao “assim diz o Senhor”. Os últimos dias serão difíceis, trabalhosos (IITim.3:1). O comportamento dos homens do final dos dias será marcado pela ganância, presunção,orgulho, blasfêmia, desobediência e ingratidão. Alguns traidores e atrevidos, inimigos de Deus. Oque se poderá esperar de uma sociedade saturada com os pecados dos últimos dias? Só Jesus! É neleque arrancamos coragem para viver. Certa vez, quando menino, eu fui vender laranja no estádio defutebol de Bauru. Estava havendo um congresso religioso no local e o lema daqueles crentes era:“Coragem, o reino de Deus está próximo”. Ainda tem dúvida de que o reino de Deus está próximo?De que precisa coragem? Saia pregar o evangelho e você vai sentir na pele o que é oposição esentir também a necessidade de manifestar coragem porque os dias são maus. E nada neste mundopromete que os últimos dias serão fáceis. Vamos precisar de fé, de coragem, e de muita oração. Podecomeçar agora mesmo, porque o amanhã mesmo já é desconhecido e pode trazer surpresas.

Os comentários estão encerrados.