Meditação Diária de 04/05/2017 por Flávio Reti
04/05/2017
Meditação Diária de 06/05/2017 por Flávio Reti
06/05/2017

Meditação Diária de 05/05/2017 por Flávio Reti

Dia do Pintor

“… o que ouvindo Jezabel, pintou-se em volta dos olhos, enfeitou sua cabeça e olhou pela janela” II Reis 9: 30Todos os anos, nas vésperas do Natal, eu recebo pelo correio, sem pedir, um envelope comalguns cartões de felicitações natalinas e desejos de um novo ano feliz. A curiosidade está no fato deserem cartões feitos por deficientes pertencentes a uma Associação chamada APBP (Associação dosPintores com a Boca e os Pés) que pintam segurando o pincel com a boca ou com os dedos do pé.São cartões pintados com exímio espero, se você não ler atrás, nunca vai saber que foram pintadospor deficientes.

A associação foi fundada em 1956 e desde lá vem proporcionando condição de vida para seusmembros, que impedidos de trabalhar noutra profissão, tiram seu sustento vendendo seus cartõesartísticos por ocasião do Natal. Alguns cartões ganham um calendário ao lado do motivo natalino,mas sempre são uma esplêndida obra de arte.

Pintar sempre foi considerada uma arte. A pintura vem acompanhando o ser humano emtoda a história das civilizações. Os estudiosos classificam as pinturas por períodos tais comoperíodo grego clássico, renascentista, barroco, modernista. A pintura antecedeu a fotografia. Coma revolução industrial a técnica de reproduzir imagens desbanca em parte a arte da pintura nocavalete. Atualmente os profissionais designers, ilustradores e estilistas, usando as inovações da erada computação, da reprodução gráfica, estão passando para trás a arte da pintura.

Algumas pinturas se eternizaram na cultura da arte e alguns pintores também. Mona Lisa,pintada por Leonardo da Vinci em 1503, é a mais famosa do mundo. Noite estrelada de VincentVan Gogh, O Grito de Edvard Munch, a Persistência da Memória de Salvador Dali, entre outras.A bíblia fala de uma mulher que também pintou. Ela não era artista, era uma trapaceira,esposa do rei Acabe de Israel. Seu nome, Jezabel. Mas ela durou pouco depois que fez pintura.Pela sua atuação no reinado de Acabe influenciando-o sempre para o mal, Deus lhe enviou umaprofecia funesta através do profeta Elias. “Os cães comerão Jezabel junto ao antemuro de Jisreel”(I Re.21:23). Tal e qual aconteceu no dia em que ela se pintou para desafiar Jeú, o executor enviadopor Deus. Ela pintou os olhos, enfeitou o cabelo e saiu à janela e o desdenhou e Jeú ordenou adois de seus homens que a jogassem para baixo e ela morreu. Quando ele quis sepultá-la, por ser arainha, os cães já haviam devorado seu corpo, Só acharam a caveira, os pés e as palmas das mãos (IIRe. 9:30-35).

Desafiar a Deus não termina bem. Jezabel era filha Etbaal, rei dos Sidônios e com ela o rei deIsrael foi e serviu a Baal, edificou uma casa a Baal em Samaria e fez ídolos para provocar ao Senhor.Tudo insuflado por Jezabel (I Re.16:31-33), aquela mesma que ao morrer foi comida pelos cães.Pintura faz bem para pintores, nunca para quem desafia ao Senhor. A cidade de Atenas eraa metrópole do paganismo. Ali Paulo não se encontrou com uma população crédula e ignorante,como em Listra, mas com um povo famoso por sua inteligência e cultura. Em todos os lugaresestavam à vista estátuas de seus deuses e de heróis divinizados da História e da Poesia, enquantomagnificentes arquiteturas e pinturas representavam a glória nacional e o culto popular de deidadespagãs. O senso do povo estava empolgado com o esplendor e a beleza da arte. De todos os ladossantuários, altares e templos representando, mas ao lado de tanta demonstração de arte, estavaum povo ignorante de Deus, apesar do grego ter deuses para tudo. Aqui está o perigo: Muitamagnificência, demonstração de cultura, obras de arte, pinturas milionárias, mas total ignorância doDeus vivo. Que não seja essa nossa situação. Prossigamos em conhecer ao Senhor.

Os comentários estão encerrados.