Meditação diária de 03/05/2020 por Flávio Reti – Energia Solar
03/05/2020
A pandemia do novo coronavírus seria uma das sete últimas pragas do Apocalipse?
04/05/2020

Meditação diária de 04/05/2020 por Flávio Reti – Escola

João 6:45  “Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus”

Escola

Nosso conceito moderno de escola difere muito de quando a escola foi pensada. Pelo significado da palavra, era uma discussão, ou uma conferência, seguindo o método argumentativo dos gregos. Mesmo porque, o sistema de ensino dos gregos era o modelo de discipulado, onde um grupo de pupilos seguia o mestre aonde quer que ele fosse para aprender com ele sua maneira de vida. Lembra que o sistema que Jesus usou foi esse, um grupo de discípulos que o seguiam para aprender com ele na prática. Hoje, qualquer um sabe que escola é uma instituição que reúne os alunos em determinado local para ensiná-los em um crescendo de níveis até considerá-los capacitados para exercer alguma profissão. Essa divisão crescente é conhecida por Ensino Básico, , Ensino Médio, Ensino Superior em uma escola que agora já muda de nome para Faculdade ou Universidade e que pode ser pública ou particular, mas que engloba alunos e alunas igualmente, sem distinção de raça, de cor, de sexo e de nível social. Escola já virou sinônimo de entidade comercial porque ela cobra pelo ensino e paralelamente oferece cantina, refeitório onde os alunos podem lanchar e almoçar, ginásio de esportes onde os alunos fazem exibições e disputam campeonatos esportivos, auditório para palestras de convidados e para formaturas, biblioteca, laboratórios de física, de biologia, de informática e pontos de internet, tudo isso para agregar valor que será acrescido no boleto de pagamento no final do mês, afinal, tudo tem seu preço na vida. Mas as escolas são instituições formadas de prédio e espaço com a proposta de ensino e aprendizagem e as salas de aula são os locais onde os professores ensinam e os alunos aprendem, tudo em tese, porque na prática muita coisa sai diferente do proposto. Muitas escolas têm por trás uma ideologia advinda de um partido político, de uma igreja, de uma Instituição financeira, de algum sindicato. Foram famosos e ainda são os conventos e os mosteiros subsidiados pela Igreja Católica. E porque não dizer que o sistema de ensino e a rede das Escolas Adventistas já é o maior do mundo?  A foto que colocamos acima é de uma escola na capital da Guiné Bissau, uma escola cujas paredes e o teto são feitos com esteiras de palha trançada sem nenhum conforto. Se lá os alunos aprendem alguma coisa, é realmente por mérito deles e dos professores que se esforçam mesmo sob condições precárias e desfavoráveis para o aprendizado. Eu me recordo aqui das palavras de Jesus: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para as vossas almas”. Existe um mestre e existe uma escola que prepara para a vida eterna, muito diferente das escolas convencionais. Matricule-se nela e siga o mestre!