Programação Ex alunos – Horário de culto alterado
02/06/2017
Eleição da nova diretoria da associação de ex-alunos
03/06/2017

Meditação diária de 03/06/2017 por Flávio Reti

Dia Mundial do Administrador de Pessoal

Daniel 2: 48    “Então o rei engrandeceu a Daniel e lhe deu muitas e grandes dádivas e o pôs por governador sobre toda a província de Babilônia como também o fez chefe principal de todos os sábios de Babilônia”

O mundo vem atravessando grandes mudanças na área de gestão empresarial, financeira, industrial, de pessoal e as mudanças se enfileiram uma atrás da outra, obrigando o gestor a se qualificar diariamente se não quiser sofrer perdas irreparáveis. A tecnologia se supera quase que semanalmente, os cursos de gestão superabundam no mercado e tudo caminha para a Internet, pela internet, via internet, na internet. Máquinas novas são lançadas todos os meses, programas novos são oferecidos pela computação e as mudanças vão acontecendo sem parar. Podemos garantir que é uma corrida desenfreada e que não vai parar mais, logo, os gestores terão que correr atrás da informação, da capacitação, da adequação e muito mais. A Administração de pessoal recebeu um nome novo de RECURSOS HUMANOS e por esse departamento passam todos que pleiteiam um lugar ao sol e que querem brilhar nalguma empresa.

Até bem pouco tempo, para um cliente movimentar sua conta, ele deveria ir pessoalmente ao banco e fazer a operação com a moça do caixa, ficar na fila, esperar para falar com o gerente, solicitar por escrito e por aí escoava o tempo mal aplicado. Hoje qualquer consumidor, tem a opção de fazer tudo através de aplicativos e sem sair de casa, ou do escritório. Ele paga, recebe, transfere, manda e recebe mensagens, fala com o gerente, aplica aqui, resgata ali e vai rodando com os negócios da sua empresa. Mas por trás de tudo isso sempre vai existir um gestor de negócios, de pessoal, alguém que vai administrar o banco, a empresa, os aplicativos. Alguém tem que correr atrás de tudo que acontece no mundo corporativo.

Eu quero crer que Daniel, quando chegou a Babilônia, primeiramente como um jovem cativo, mas com alguma ideia de vencer na cabeça, ele estabeleceu suas prioridades e não deixou de se preparar para enfrentar o desconhecido. Pela sua inteligência, em pouco tempo foi elevado à categoria de sábio do reino e colocado lado a lado com os homens destacados.  Pela sua firmeza, Deus o abençoou e lhe deu a capacidade de resolver os problemas do rei. Logo ele estava posicionado acima da maioria, tendo nas mãos a responsabilidade de gerenciar não uma empresa, mas um reino e com status superior aos demais sábios que governavam províncias.

Ele começou no reinado de Nabucodonozor, continuou com Ciro, Dario, Xerxes. Reis vieram e se foram, mas Daniel, abençoado por Deus, perpassou por todos eles numa caminhada ascendente. Ao mesmo tempo, sem deixar os negócios do rei, ainda servia como profeta do Deus altíssimo. Através dele os judeus cativos tiveram a permissão de voltar e reconstruir Jerusalém, os muros e reorganizar os serviços do templo que ficara em ruínas.

Conclusão, Deus tem bênçãos para recompensar a fidelidade de seus filhos. Como ele mesmo disse “Aos que me honram, honrarei” (I Sam.2:30). Este é o caminho, se queremos ser honrados pelo dono do universo, devemos honrá-lo com a nossa obediência, com nossa confiança nele, com a nossa vida de acordo com sua vontade. Sempre valeu a pena ser fiel. Daniel vai ter muito o que nos contar sobre sua trajetória na vida da coorte em Babilônia. Eu quero me encontrar com ele para ouvi-lo um dia, na eternidade. Triste mesmo é a pessoa não ser capaz de gerenciar sua própria vida e inadvertidamente permite que satanás assuma o controle de sua vida. Aí ela passa a ser joguete nas mãos no inimigo e vem a ser cativa de seus estratagemas. A pessoa sob a influência satânica, não pensa, ela segue como um boi no meio da boiada. Não importa se estão indo para o matadouro, o boi acompanha a maioria e vai para nunca mais voltar. Ninguém nasce gestor, a gente aprende gerenciar a vida. Ase administrarmos bem a nossa pessoa, já valeu a pena nossa gestão.