Workshop Beneficente Iluminação de Estudio
02/06/2017

Meditação diária de 02/06/2017 por Flávio Reti

Dia Internacional da prostituta

I Reis 22:38    “E lavaram o seu carro junto ao tanque de Samaria e os cães lamberam-lhe o sangue, conforma a palavra que o Senhor tinha dito; ora, as prostitutas se banhavam ali”

2Você deve estar achando que o dia internacional da prostituta é um dia de comemoração, celebração, de festa pelas prostitutas, mas não é nada disso. É apenas um dia que marca uma greve de prostitutas na cidade de Lyon, na França. Elas, em número superior a cem mulheres, invadiram uma igreja em protesto contra a exploração do “trabalho” delas (rufianismo), contra a repressão policial e em protesto pelo assassinato de colegas sem nenhum interesse de investigação pela polícia e lá ficaram acampadas durante oito dias.

Aproveitando o incidente, elas acrescentaram ao seu protesto a discriminação que sofriam, as condições precárias em que viviam e “trabalhavam”, e a exploração de que eram vítimas. Elas queriam mesmo era chamar a atenção para sua situação. Depois de 8 dias elas foram expulsas da Igreja pela polícia sem conseguir o que queriam. Dali para frente, os policiais passaram a manter as prostitutas sob maior pressão e maior repressão. Isso as obrigou a “trabalhar” em segredo, às escondidas. O apoio que elas buscavam resultou em uma ação contrária e a violência contra as prostitutas só aumentou

Os prostíbulos e a prostituição particular, velada, são as causas número 1 das doenças sexualmente transmissíveis e por isso mesmo devem ser evitados. É símbolo de podridão dentro da sociedade. Entre as doenças mais comuns estão a Aids, Sífilis, Hepatite, Herpes, gonorreia entre outras transmitidas pela prática da prostituição e não são poucos os que enveredam por esse caminho. Só entre Agosto de 2008 a Julho de 2009, e só a Aids matou quase 30.000 homens e 9.000 mulheres no mundo. É um caso a pensar e um grande mal a evitar. Prostituição, nem ouvir falar. Até a palavra em si é uma palavra feia.

A bíblia chama de prostituição o abandono das normas e dos caminhos do Senhor para ir se aventurar com outras crenças e outras igrejas destituídas da presença de Deus. O livro de Apocalipse usa um mulher vestida de prostituta para significar a igreja apostatada (Apoc.17:1).

Os profetas do Velho Testamento frequentemente comparavam o Israel apostatado dizendo que eles repetidamente iam atrás dos deuses pagãos, era uma espécie de prostituição espiritual (Ez.16:15, 20). É uma aliança ilícita entre os cristãos professos com algum outro mestre além de Jesus Cristo, e também algum acordo religioso com uma igreja apostatada.

Não pode haver qualquer relacionamento entre a luz e as trevas. Ir atrás de uma prostituta é alguma coisa feia, que causa asco, logo o abandono de Cristo em busca de alguma religião outra que não faz a vontade de Deus é considerado prostituição da fé. “A mensagem do segundo anjo devia ir a babilônia [às igrejas] proclamando sua queda e convidando o povo a sair dela. Essa mesma mensagem deve ser proclamada pela segunda vez. “E, depois destas coisas, vi descer do Céu outro anjo, que tinha grande poder, e a Terra foi iluminada com a sua glória. E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu! Caiu a grande Babilônia e se tornou morada de demônios, e abrigo de todo o espírito imundo, e refúgio de toda a ave imunda e aborrecível! Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição. Os reis da Terra se prostituíram com ela. E os mercadores da Terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias. E ouvi outra voz do Céu, que dizia: Sai dela, povo Meu, para que não sejas participante dos seus pecados e para que não incorras nas suas pragas. Porque já os seus pecados se acumularam até ao Céu, e Deus Se lembrou das iniquidades dela” (Apoc. 18:1-5).

A beleza do evangelho está em resguardar para Deus um povo santo que não tenha de que se envergonhar. Um povo sem mácula, sem mancha e limpo diante de todas as pessoas a ponto de ninguém encontrar motivo de o acusar de prostituição espiritual. Deus assim espera de seu povo. Pureza em todos os aspectos.