PicNic no céu
30/09/2017
Você sabia que o App… #7 Bíblia online com áudio
01/10/2017

Meditação diária de 01/10/2017 por Flávio Reti

01 de outubro
Dia do idoso

Jó 12:12    “Com os anciãos está a sabedoria e a força e, na longura de dias, o entendimento”

Há quem pense que idoso é carta fora do baralho, é lenha que já queimou, é cinza que o vento levou, mas é bom rever nosso conceito. O idoso vem sendo cercado de muitos privilégios: não precisa ficar na fila, não paga passagem nos ônibus, seus processos na justiça têm o direito de ser julgado primeiro, tem a lei do idoso a seu favor, é reconhecido pela ONU, tem aposentadoria e não precisa trabalhar mais, depois dos 70 anos não precisa votar mais, ganha motorista particular porque os filhos não querem mais que ele dirija, o congresso brasileiro criou o estatuto do idoso que o protege de maus tratos e lhe dá outros privilégios.

Atualmente está em moda discutir o envelhecimento global, um fenômeno que está ocorrendo, com mais intensidade, nos países desenvolvidos. Vem aumentando a expectativa de vida e simultaneamente vem diminuindo a taxa de nascimentos. Somados esses fatores, a preocupação é com uma grande população de idosos e com uma redução de crianças e jovens. Isso vai mudar a situação demográfica e vai modificar a pirâmide etária, ficando a base composta por jovens estreita e no topo, composta por idosos, larga, invertendo a pirâmide. Na Itália já está assim. De quem é a culpa? A medicina teve avanços tecnológicos significativos, cuidados com a alimentação virou modismo, leis de proteção estão sendo promulgadas em tosos os países. A taxa de fecundidade vem sofrendo redução significativa de ano em ano e não é só no Brasil, é considerada um fenômeno global. Segundo dados nas nações unidas (ONU), a taxa mundial de crescimento da população idosa é de 1.9% ao ano, acima da taxa de crescimento da população em geral que é de 1,17%. Pense que na Europa a taxa de crescimento populacional é de 0,1% ao ano. No Brasil, a taxa média de expectativa de vida é de 72.5 anos. Esses são dados de anos anteriores, no momento em que escrevo, esses números já foram modificados. Mas não fique pensando que idoso é só um peso a mais na família, que só serve pra cuidar de neto e às vezes nem pra isso, tem o lado bom também.

“A presença, em nosso lar, de um destes inválidos é uma preciosa oportunidade de cooperar com Cristo em Seu ministério de misericórdia e desenvolver traços de caráter semelhantes aos Seus. Há uma bênção no convívio dos mais idosos com os mais jovens. Esses podem iluminar o coração e a vida dos idosos. Aqueles cujos laços da vida se estão enfraquecendo necessitam o benefício do contato com a esperança e a vivacidade da juventude. E os jovens podem ser auxiliados pela sabedoria e a experiência dos idosos. Sobretudo, eles precisam aprender a lição do abnegado ministério” (Ciência do bom Viver, p.204).

Quando João foi levado, jogado e exilado na Ilha de Patmos, muitos consideravam que sua data de vencimento estava vencida, afinal, já estava velho, era mesmo um peso para a família, não passava de um trapo velho ou de um caniço velho a ponto de cair a qualquer momento. Mas o Senhor ainda tinha planos de usá-lo com um propósito muito elevado. Embora afastado do envolvimento normal de trabalho, seu testemunho não podia parar e, lá mesmo, isolado na Ilha de Patmos, ele deu sua contribuição escrevendo o livro do apocalipse com tanta informação para os nossos dias como nenhum outro escritor do cânon sagrado já fez. Foi depois de idoso que recebeu mais comunicação de Deus do que em toda sua vida ministerial.

Não queira mal os velhos. Tenham paciência e compreensão com eles. Quando ele derramar comida na roupa ou não conseguir amarrar o sapato, lembre-se que você já fez isso muitas vezes. Quando ele começa a repetir palavras e histórias que você já ouviu várias vezes, tenha paciência, ele fazia isso muitas vezes para você dormir, quando todas as noites contava a mesma história várias vezes. Se por acaso ele fizer suas necessidades em público, não se envergonhe, você também fez muitas vezes, na fralda, no colo dele. Se o idoso da sua casa não quiser tomar banho, é o que você sempre fazia quando pequeno. Se tiver que dar comida na boca dele, lembre quantas vezes ele não fez o mesmo com você. Agora é a sua vez, não maltrate o idoso, simplesmente ame-o, será você amanhã.

Os comentários estão encerrados.