Comentários da Lição 9 (2o Trim/2017) por Flávio Reti
31/05/2017
32º ENCONTRO DE EX-ALUNOS DO IASP
01/06/2017

Meditação diária de 01/06/2017 por Flávio Reti

Dia da Primeira Transmissão de TV no Brasil

Gênesis 1:26    “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança…”

A história da televisão no Brasil já está ficando velhinha, porque já vai para 67 anos desde sua inauguração. A primeira Emissora de um canal de Televisão foi inaugurada no Rio com o nome de TV Tupi de propriedade do jornalista Assis Chateaubriand, em setembro de 1950. Daí começa o crescimento da TV no Brasil com a próxima a ser inaugurada, a TV Rio, A TV Record, TV Excelsior, TV Continental que foi a primeira a trazer para o Brasil a tecnologia do Vídeo Tape. De início era preto e Branco, depois colorida, mas o impulso maior foi quando o Brasil começou a operar com seu primeiro satélite de comunicações, em 1985, chamado Brasilsat. Apesar de ser algo muito avançado, o sistema era analógico. O boom do momento é a expansão da TV digital em todo o Brasil que já está acontecendo desde 2007.

Nesse mundo da televisão, gira muito dinheiro com comerciais milionários, espaços vendidos para terceiros a milhões por minuto no ar, e em troca a Televisão oferece uma gama de filmes, de novelas, de documentários, de jogos de futebol tudo para divertir o povo em nome da cultura popular. Uma das maiores preocupações das equipes técnicas é a transmissão de uma IMAGEM perfeita. É uma boa imagem que vende produtos, que promove empresas, que faz sucesso.

E quando falamos de imagem, que é a maior preocupação da tecnologia digital de Televisão, isso nada é quando vamos para a bíblia e encontramos Deus falando em fazer o homem à sua imagem, à imagem de Deus. É algo muito mais intrincado de se compreender, embora Moisés use, no livro de Gênesis, uma linguagem bem simples.

Mas, o que queremos dizer quando afirmamos que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus? Parece que há aqui uma grande diferença dos demais animais criados. O homem é único em toda a criação que tem uma parte material tirada do pó da terra e uma parte imaterial, que é o fôlego de Deus. Significa também que fomos feitos para parecer um pouco com Deus e podemos ver isso ao notar que Adão, o primeiro homem, foi criado em perfeita saúde e não estava sujeito à morte. Outro aspecto dessa semelhança com Deus está na sua capacidade de raciocinar, bem acima da criação animal, com dominação sobre toda a criação e com capacidade de manter comunhão com o criador. A semelhança era mental, moral e social. O mais sublime, foi criado com o poder de escolher, raciocinar e escolher, reflexo da liberdade que Deus conferiu ao homem, diferente de quem faz uma máquina. Sempre que alguém inventa alguma coisa, escreve algo, pinta um quadro, faz uma música, cria um nome para o filho ou para um animal, essa pessoa está exercendo a verdade de que fomos feitos à imagem de Deus.

Depois, muito depois, surge a teoria de Darwin querendo nos fazer crer que viemos do macaco. Que somos um animal evoluído. Que somos evoluído não há dívida, pois viemos das mãos de Deus, mas que somos macacos evoluídos é uma aberração tão estúpida que chega orçar para o insanidade.

Na sua palavra Deus prometeu um dia salvar o homem e levá-lo ao lar eterno e eu não consigo pensar que Deus virá a esta terra salvar macacos evoluídos. Que Deus nos ajude a ter sempre em mente o plano orgulhoso de Deus ao criar o homem à sua imagem. Temos é que agradecer a maneira como fomos criados. A obra da criação não pode ser explicada pela ciência. Que ciência pode explicar o mistério da vida? 

 

Os comentários estão encerrados.