Comentários da Lição 12 (4º Tri/2015) por Moisés Sanches Jr.
18/12/2015
Meditação de Pôr do Sol de 25/12/2015 por Ludmilla Kraneck
24/12/2015

Meditação de Pôr do Sol de 18/12/2015 por Giovane de Morais

O SÁBADO PARA O HOMEM

“E então lhes disse: “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” Marcos 2:27

Confesso que demorei muito tempo para entender o real significado do texto de Marcos 2:27. Nosso egoísmo não aceita com facilidade a ideia de reservar um dia para nosso Senhor. Em geral, deixar de lado um dia da semana para acordar cedo, ir à igreja e não realizar as atividades corriqueiras da semana, não agrada muito. Parece até contraditório possuir um dia de descanso em meio a tantas obrigações. Porém, o que Cristo espera de uma pessoa que deseja fielmente guardar o sábado?

Quando cheguei à Igreja do IASP, por ser um jovem pró-ativo e dedicado ao trabalho missionário, recebi um chamado para liderar uma escola sabatina de quase 80 jovens de alunos do internado. Minha primeira função nesse novo cargo foi visitar a cada aluno para observar o grau de interação que eles possuíam com a Palavra de Deus, dar uma palavra de ânimo e orar com eles. E qual não foi a minha surpresa quando, no meio das visitas, lembrei-me desse verso de Marcos 2:27. Mas, me perguntava: “se o sábado é algo bom para nós, por que temos essa mornidão?” Naquela mesma noite tive uma resposta. Logo após o pôr do sol da tarde do sábado, encontrei-me pelos corredores do colégio com os alunos com quem tinha conversado à tarde. Todos me agradeceram pela dedicação ao parar para ouvi-los e orar com eles. Um sentimento de missão cumprida tomou conta de mim. Após tanto tempo apenas ouvindo sobre as bênçãos de dedicar 24 horas do sábado para o meu Senhor, agora eu estava experimentando o real significado do quarto mandamento.

Acredito que o sábado foi criado para levar à humanidade ao arrependimento e humildade. Nesse dia especial, esquecemo-nos de nós mesmos e damos total atenção aos assuntos celestiais, além de termos a oportunidade de demonstrar o verdadeiro amor cristão ao nosso próximo. Quando Jesus instituiu a guarda do sábado no Éden, sua função não era o descanso físico, já que naquele mundo perfeito não existia cansaço. O descanso físico e mental precisou ser agregado ao sábado com a entrada do pecado para que a raça caída pudesse ter um refrigério semanal. Muitas vezes, lembramos apenas desse descanso, porém o sentimento que Deus desejava para Adão e Eva em relação à guarda do sábado era o da alegria da comunhão. Deus estava presente os sete dias da semana com nossos primeiros pais. Mas, assimcomo um casal que permanece junto à semana toda, mas necessita de um tempo a sós de intimidade, Deus também nos pede esse tempo na forma do sábado. Obviamente o descanso físico está incluso no pacote das horas sabáticas.

Outro aspecto é que Deus deixa claro que a comunhão é a prioridade para um verdadeiro guardador do dia de descanso. O sábado é o dia em que esquecemos nossos próprios interesses e nos lembrarmos do quanto Cristo tem feito a nosso favor e que devemos externar essa gratidão ao nosso próximo. Foi isso que Jesus fez por toda a Sua vida nesse planeta.

Que você tenha a comunhão com Cristo neste Sábado.

Giovane de Morais
Chegou ao IASP no ano de 2010 para cursar o ensino médio. Em outubro desse mesmo ano auxiliou a Igreja do IASP como diácono e sonoplasta. Em 2011, assumiu a diretoria da classe de Escola Sabatina do GAME (Grêmio de Aspirantes ao Ministério do Evangelho). Atualmente cursa a faculdade de Sistemas de Informação e é auxiliar de administração da Igreja do IASP, som e multimídia.

Os comentários estão encerrados.