Comentários da Lição 11 (3º Tri/2015) por Wagner Teoro
18/09/2015

Meditação de Pôr do Sol de 18/09/2015 por Luci Angela Tosta Morais

PEQUENOS DETALHES

“Lembra-te do dia do Sábado para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus.” Êxodo 20: 8-11

Quando criança, o sábado na minha casa, sempre foi um dia especial. Para o sábado vestíamos a melhor roupa, o melhor sapato e tínhamos a melhor comida. A casa devia estar impecável e segundo minha mãe, a preparação devia começar logo no domingo!

Morava com minha família em um sítio no interior do Paraná e a igreja mais próxima ficava a 17 quilômetros. Pela distância só íamos à igreja aos sábados, pois não tínhamos um carro. Assim, o sábado era o melhor e o mais feliz dia da semana. Íamos de carona com o patrão do meu pai e quando ele viajava ficávamos sem transporte. Lembro-me que em duas ocasiões não conseguimos carona de volta para casa e voltamos a pé no sábado após o culto. Nada disso, porém afetava nossa alegria em ir à igreja. Após alguns anos fui estudar no internato e agora os sábados eram cheios de atividades, mas continuavam especiais e alegres. Durante esse período estudantil nunca tive problemas para guardar o Sábado. Porém, durante a faculdade enfrentei alguns desafios.

No meu primeiro vestibular, que seria realizado em três dias, o primeiro dia cairia num sábado. Reuni-me com outros jovens que também prestariam o vestibular e com o auxílio do pastor da igreja local entramos com uma petição. Com muita oração conseguimos uma liberação para passarmos o dia em uma sala no local da prova para realizá-la após o pôr do sol. No sábado do vestibular um grande grupo de jovens, senhores e senhoras adventistas se reuniram em uma única sala, e ali passamos o dia o que tornou este grupo “diferente” sendo notícia na cidade. Tive uma excelente colocação, porém por motivos de mudança, não terminei o curso. Posteriormente iniciei o curso de pedagogia e tinha aulas às sextas-feiras à noite, mas nunca as frequentei. Nem por isso reprovei, perdi uma disciplina ou fui uma aluna pior do que as demais. Pelo contrário, no oitavo semestre, mesmo antes da formatura, eu já era coordenadora pedagógica da escola onde trabalhava.

Quando olho para minha vida profissional, vejo a misericórdia e o amor de Deus por mim. Sei que os sucessos que alcancei estão além da minha capacidade intelectual, porém ligados ao cumprimento da promessa divina: “Fostes fiel no pouco sobre o muito te colocarei” (Mt 25:21)!

Hoje tenho a minha família, trabalho em uma instituição adventista e ainda enfrento desafios com a guarda do Sábado. Conseguir me organizar não deixando que minhas inúmeras atividades preencham todo o meu tempo, e não consiga me preparar para receber o dia especial do Senhor, é um desafio constante. Frequentemente sinto Deus, em seu imenso amor, me lembrando dos princípios ensinados em minha infância pela minha mãe: “Na hora do pôr do sol, tudo já deve estar pronto”.

Que Deus nos ajude a lembrarmos de santificar o Sábado, pois tudo o que Ele quer é que deixemos as correrias da vida para passarmos um tempo com Ele. Que eu e você sempre nos lembremos que somos criaturas e que é o poder do Criador que nos mantém vivos.

Luci Angela Tosta Morais
Frequenta a Igreja do IASP desde 2011, quando chegou para trabalhar na instituição. Participou do Coral Jovem até o início de 2013. Participa da classe jovem da comunidade, dos momentos da adoração infantil e prega nas igrejas da região.