Comentários da Lição 12 (2o Trim/2019) por Classe ECC
21/06/2019
Meditação diária de 22/06/2019 por Flávio Reti – Fernando Armindo Lugo de Méndez
22/06/2019

Meditação de Pôr do Sol 21/06/2019 por Heber Girotto

O Melhor momento do Sábado

“Se vocês tomarem cuidado com o que fazem no sábado e não usarem meu dia sagrado para cuidar de interesses pessoais, se tratarem o sábado como um dia de alegria, o dia santo do Eterno como uma celebração; Se o honrarem, recusando-se a fazer ‘os negócios de sempre’, a ganhar dinheiro, a correr aqui e ali, então, estarão livres para ter prazer no Eterno! Oh, eu os farei levantar voo e voar alto acima de tudo. Eu os farei festejar a herança do seu antepassado Jacó”, é o Eterno quem diz.” Isaías 58:13-14 (Bíblia A Mensagem)

A espera do sábado na casa dos meus pais sempre foi um momento feliz!  Ainda me lembro dos preparativos: minha mãe fazendo comidas deliciosas, meu pai chegando com o carro lavado e eu e meu irmão limpando e engraxando os sapatos. Por essas boas lembranças e acostumado com essa rotina, hoje, eu, minha esposa e minhas filhas também gostamos de receber o sábado e fazer os preparativos para este dia especial, principalmente ao lado de amigos e familiares.

Há alguns meses atrás recebemos em nossa casa num sábado à tarde uma família de amigos. Perto do horário do pôr-do-sol nos reunirmos para o culto e um deles nos sugeriu uma ideia interessante! Todos deveriam contar o que durante o sábado havia sido o momento mais especial daquele dia. Um a um todos tinham algo a relatar: um falou que a mensagem do culto na igreja tinha lhe impressionado muito; outro lembrou do delicioso almoço; outro ressaltou a paz conflitante com uma semana de muitos problemas; uma pessoa disse que aquele momento estava sendo especial… Enfim, pudemos nos sensibilizar com as impressões de cada participante e achamos tão interessante a dinâmica que aderimos essa reflexão em diversos dos nossos cultos de pôr do sol.

Infelizmente, muitas vezes já me senti tão atarefado durante o Sábado que o que era para ser um dia prazeroso se tornou um dia pesaroso. Se tivesse participado da dinâmica que relatei acima, eu diria que o momento mais especial do dia, com um misto de alegria e tristeza, foi o final dele!

No livro Testemunhos Seletos, volume 3, página 25, a escritora Ellen G. White nos escreve que o dia de sábado deve ser um dia especial: “Deste modo os pais poderão fazer do sábado o que em realidade deve ser, isto é, o mais alegre dos dias da semana, induzindo assim os filhos a considerá-lo um dia deleitoso, o dia por excelência, santo ao Senhor e digno de honra.”

Meu desejo é que você e sua família ao receberem esse dia santo, o memorial da criação de Deus, possam descansar, se reunir com a família, ir à igreja para uma comunhão maior com Deus, fazer novas amizades, fazer um pic-nic, ajudar a alguém necessitado, visitar algum idoso ou doente, enfim, terminar este dia com muitos momentos especiais para agradecer a Deus.

Heber Girotto

Ancião e membro da Igreja do UNASP-HT desde 2011.