Meditação diária de 29/07/2018 por Flávio Reti
29/07/2018
Contraponto: “Uma vida atrás das grades” – 25/08/18
30/07/2018

Meditação diária de 30/07/2018 por Flávio Reti

30 de julho

O Corrupto (allichirus major)

Isaías 65:17   “Pois eis que crio novos céus e nova terra e não haverá lembranças das coisas passadas, nem mais se recordarão”

Não, não estou ofendendo ninguém, e nem chamando alguém pelo seu apelido lógico. Estou me lembrando daquele bichinho encontrado na areia da praia e que os pescadores caçam para fazer com eles suas iscas nas pescarias. Há pessoas que ganham dinheiro caçando corruptos para vender aos pescadores. Elas passam o dia na praia com uma bomba de sucção para arrancar da areia os bichinhos muito espertos para se enterrar e desaparecer das vistas. A população do callichirus, seu nome científico, vem sendo afetada pela caça indiscriminada no litoral de São Paulo, onde a diminuição dos indivíduos de tamanho médio vem sendo observada. No Município de Ilha Comprida, São Paulo, os moradores locais vêm fazendo um excelente trabalho na conscientização dos pescadores, profissionais e amadores, que exploram a cata desse tipo de isca. Eles incentivam a devolução das fêmeas ovuladas para a garantia da preservação e sobrevivência da espécie. Na praia do Fundão, no Espírito Santo, há um catador de corrupto de apelido “carioca” que segundo ele mesmo, chega a caçar 20 dúzias de corrupto por dia e tem encomenda garantida para todos os dias. O corrupto é um primo distante do camarão e da lagosta que vive em galerias profundas cavadas na areia da praia, mas ele mesmo não costuma ser servido e nem vai para a panela. Ele, além de se movimentar apenas nos bastidores, ele não se entrega fácil aos seus captores. Talvez venha daí seu nome de corrupto para o pobrezinho animal. Quando sugado pela bomba dos caçadores, o pobre bichinho entra, literalmente, pelo cano e acaba no anzol de algum pescador ou na boca de algum peixe. Dizem que “na praia é o único lugar que o povo pode pisar nos corruptos, porque no mundo da política eles sabem melhor se esconder e sabem ser mais difíceis de serem capturados”, brincam os caçadores de corruptos.

Esquece o bichinho que infelizmente recebeu o nome de corrupto simplesmente por ser difícil de capturá-lo e pense na corrupção verdadeira que existe no mundo. Quando Deus criou o homem, tinha em mente fazer uma extensão do céu aqui na terra, mas o homem se deixou corromper por satanás e aí está essa situação quase insuportável nos nossos dias. A corrupção grassa como uma peste entre os povos. Mas Deus já tinha um plano B. Era resgatar o homem e reconduzi-lo novamente ao local de onde caíra vergonhosamente. Um dia tudo será feito novo, novo céu e nova terra, onde os remidos viverão eternamente na presença de Cristo e dos santos anjos por toda a eternidade, longe, muito longe da corrupção.

Os comentários estão encerrados.