NOVO ENCONTRO: Série “Encontros” com dr. Elias Pereira
28/03/2018
Culto Divino com Pr. Jael Eneas – 31/03/18
29/03/2018

Meditação diária de 29/03/2018 por Flávio Reti

29 de março

A lhama (Lama glama)

Gênesis 12:2 “Eu farei de ti uma grande nação. Abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome e tu, sê uma bênção”.

O nome do animal, Lhama, vem do dialeto quechua falado pelos povos primitivos da América do Sul. É um mamífero ruminante que pertence à família do camelídeos. Tem a pelagem longa e lanosa e por isso é usado para a produção de lã que os nativos usam na fabricação de suas roupas. Foi domesticado há 4.000 anos e ainda hoje é usado para a produção da carne, transporte de carga e fornecimento da lã, do leite e do couro. Seu habitat é o altiplano dos Andes, que abrange o Chile, Bolívia, Peru e parte da Argentina. Ele pode pesar até 140 quilos, e viver até 24 anos. O pescoço é alongado, no estilo da girafa e tem a cabeça meio oval. No seu grupo estão a vicunha e o guanaco que são parecidos. A lhama é a tal que costuma cuspir uma substância mal cheirosa nas pessoas que lhe são estranhas ao se sentir incomodada, por isso não é aconselhado se aproximar muito dela se você não é amiguinho dela. Há uma curiosidade com ela, é que as lhamas defecam sempre no mesmo local, elas são consideradas animais asseados. Em relação ao seu tamanho, é um animal que tem muita força e os nativos usam para carregar cargas. Outro aspecto que o torna um animal rentável é o turismo rural, porque a lhama não deixa de ser um animal exótico, dócil e amigável com as pessoas, inclusive permite ser montado semelhante a seu primo, o camelo.
Quando elas recebem uma carga maior do que podem carregar, elas se deitam e só se levantam quando a carga é aliviada. Na Bolívia foi feita uma experiência de misturar as fezes das lhamas com calcário e utilizar a mistura para despoluir as águas da região de mineração e deu certo porque os detritos absorvem as partículas de ferro e as bactérias presentes nas fezes alcalinizam a água.
É o animal símbolo da região. Tive a oportunidade de comprar um tapete feito com pele de lhama, no Peru, e posso confirmar que é muito bonito e muito macio, além de ser uma curiosidade aqui no Brasil. Veja quanta utilidade tem a lhama para os habitantes dos Andes. Eu fico pensando na utilidade que todos nós devemos ter nesta vida, porque quando olho, vejo tantas pessoas vivendo inutilmente, sem nada produzir, vão passar pela vida e não vão deixar sequer saudades para os parentes e amigos. Nós, cristãos, temos a obrigação de ser úteis às pessoas que nos rodeiam. Quando Deus chamou Abraão, disse-lhe: “Sê tu uma bênção”! Que sejamos nós também uma bênção.

(As imagens e fotos foram extraídas do site https://pixabay.com/pt/photos/ e também do site https://www.zoo.pt/site/animais_lista.php porque são imagens e fotos gratuitas.)

Os comentários estão encerrados.