Meditação diária de 27/05/2018 por Flávio Reti
27/05/2018
33º Encontro de Ex-Alunos – 1 a 3 de Junho de 2018
28/05/2018

Meditação diária de 28/05/2018 por Flávio Reti

28 de maio

O Urso (Ursus maritimus)

I Pedro 5:8   “Sede sóbrios, vigiai! O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão e procurando a quem possa tragar”

Há nos Estados Unidos um parque natural de nome Yellowstone Park que tem parte nos Estados do Wyoming, Montana e Idaho. Ali há ursos andando livremente pelo parque que é um santuário animal e no ano passado, um urso cinzento muito popular do parque, com 25 anos de idade, de nome Scarface, por causa de uma cicatriz que ele tinha na cara, foi morto a tiros por um caçador. O episódio virou um reboliço para achar o caçador e prendê-lo pelo ato ilegal. O Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA (FWS, na sigla em inglês), órgão federal que zela pelos animais silvestres e habitats naturais, investiga o caso. Até agora, não se conhece a identidade do caçador. Yellowstone é o parque do famoso personagem Zé Colmeia, dos desenhos animados. O parque é muito visitado e a aparição dos ursos é a atração. Yellowstone é uma vasta paragem natural com 9.000 quilômetros quadrados no norte dos EUA. A possibilidade, relativamente alta, de se deparar com ursos-negros, bisões, alces e coiotes faz do parque uma grande atração turística. Em 2016, o Yellowstone bateu seu recorde histórico, com 2,3 milhões de visitantes. Os ursos são animais que amedrontam pela sua força, seu tamanho e pelos seus hábitos de vida. Livres na natureza, eles são tremendamente agressivos e perigosos. São carnívoros, exceto o urso panda, comem focas, morsas e peixes e vivem nas regiões temperadas e frias da terra, mais próximas do círculo polar ártico. Eles podem medir de 1 a 3 metros de altura e chegam a pesar 800 quilos. Há ursos de várias cores, mas o mais apreciado é o urso polar branco. Os ursos tem a visão ruim, mas têm muito bom olfato, gostam de subir em árvores e de nadar, afinal, são exímios nadadores. Dizem que o Presidente Americano Theodore Roosevelt gostava muito de caçar ursos e por isso, atualmente, os ursos de pelúcia recebem, em Inglês, o nome de Teddybear (Teddy era o apelido do presidente e bear é a palavra urso).

Muita história sobre ursos, mas o que eu devo aprender com eles? Devo aprender que não posso me aproximar descuidadamente de um animal perigoso. Devo evitar sua presença para não sofrer alguma consequência indesejável. De igual modo, nós cristãos, devemos nos afastar e de maneira alguma nos aproximar das obras do diabo, nosso maior inimigo, porque podemos ser prejudicados de algum modo. Quanto mais distante de nosso inimigo, nosso predador, melhor. Aventurar não é demonstrar coragem, é tolice. Vamos ficar atentos.

Os comentários estão encerrados.