Meditação diária de 26/08/2018 por Flávio Reti
26/08/2018
Inauguração das novas salas da Escola Sabatina
27/08/2018

Meditação diária de 27/08/2018 por Flávio Reti

27 de agosto

O Escorpião (Tityus serrulatus)

Lucas 10:19   “Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões e sobre todo poder do inimigo e nada vos fará dano algum”

É raro vermos escorpiões, mas é o animal peçonhento maior responsável por acidentes domésticos. Os relatórios apontam uma média de 500 picadas de escorpiões por ano, isso só no Brasil. Depois dos acidentes com escorpiões vêm, na ordem, os casos de mordeduras de serpentes, de aranhas e ataques de abelhas. É comum os escorpiões se instalarem em ambientes escuros dentro das casas e muitas vezes dentro dos sapatos. O bichinho costuma se alojar em terrenos baldios, onde há acúmulo de lixo e materiais em decomposição. Não existe repelente ou algum veneno que afaste os escorpiões, logo, o melhor a fazer é evitar a presença deles mantendo a casa limpa, com telas nos ralos, nas portas e janelas e antes de vestir uma roupa ou um calçado, verificar se eles não estão por ali. A picada do escorpião causa muita dor, sensação de agulhadas e inflamação, alteração na frequência cardíaca, suor, enjoo, vómito e pressão baixa. Todas as espécies de escorpiões são venenosas, não se excetua uma sequer. O escorpião pertence à mesma família das aranhas, daí ser classificado como aracnídeos. Ele tem no final da cauda um ferrão e dois orifícios para injetar seu veneno. Ele pode atingir até 20 centímetros e viver até mais de 6 anos.  Os escorpiões, se não encontrarem alimento, eles costumam praticar o canibalismo, devorando seus próprios iguais. Os escorpiões são imunes ao seu próprio veneno. Há lendas que afirmam que os escorpiões quando premido pela situação se suicida, mas isso não é verdade. A verdade é que eles não põe ovos, eles parem e assim que nascem os escorpioezinhos se juntam em cima do dorso na mãe, como um macaquinho em cima da macaca mãe.

Você está lendo alguma coisa desagradável, porque só se fala em ferrão, veneno, canibalismo, picada, peçonha, mas é a realidade na vida dos escorpiões. A realidade da vida muitas vezes nos chocam, mas nós temos que nos conscientizar disso. Se você espera coisas agradáveis desta vida, sinto decepcioná-lo, porque aquilo que talvez possa ser agradável só dura alguns minutos, ao passo que a maior parte da nossa vida passamos enfrentando realidades indigestas. Se queremos um mundo de delícias, temos que esperar pela manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo nas nuvens do céu. Um dia ele esclarecerá todas as agruras pelas quais passamos nesta vida. Até lá, mantenhamos a fé, a esperança e a certeza de uma dia estarmos num céu de delícias intermináveis.

Os comentários estão encerrados.