Meditação diária de 25/09/2018 por Flávio Reti
25/09/2018
Contraponto: Nas Ondas do Reino 29/09/18
26/09/2018

Meditação diária de 26/09/2018 por Flávio Reti

26 de setembro

O Besouro Titã (Titanus giganteus)

Salmos 8:3,4   “Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabelecestes, que é o homem para que te lembres dele? E o filho do homem para que o visites?”

Se você está pensando que o besouro titã é apenas um inseto muito grande, acertou, mas ele é mais do que isso. Ele é o maior besouro do mundo que quando adulto pode chegar a medir até 20 centímetros e do tamanho de uma mão de um homem adulto. Suas antenas são longas e sua mandíbula muito forte, segundo os entomologistas, ele pode decepar um lápis de madeira num só golpe. Ele só usa suas mandíbulas para cortar madeiras e galhos para as fêmeas depositar seus ovos e por isso mesmo é inofensivo para as pessoas. Eles chegam a ser tão grandes e pesados que não conseguem voar a partir do chão, devem primeiro subir em alguma coisa e depois se soltar no ar para encetar voo. E não pense que são difíceis de serem encontrados, eles povoam a floresta amazônica. Os turistas chegam a pagar 1.000 reais por um exemplar adulto vivo só para levar como souvenir da Amazônia. Aquela imagem do inseto não é pintura e nem efeito de burilagem pelo Photoshop, é realmente a foto real do maior besouro do mundo e uma criatura muito misteriosa, além de curiosa. De hábitos semelhantes ao besouro que nós chamamos de bicho-carpinteiro, mas de tamanho muito maior, ele corta galhos de árvores para depositar seus ovos sob a casca da madeira cortada e quando os ovos eclodirem e as larvas saírem elas terão alimento até o estágio de pupa, agora na terra.

Muita curiosidade e muita coisa ainda por explicar com respeito ao besouro, o maior do planeta. Com as pessoas também há muita coisa ainda por explicar. Por exemplo, como se dá o armazenamento de informação dentro do nosso cérebro? Sabe-se que o cérebro é uma massa que alguns chamam de massa cinzenta, mas uma massa guardar informação de uma vida inteira e recuperar instantaneamente na hora que quiser é algo que ninguém consegue explicar a contento. O fato do coração bater independente da vontade do dono, o intestino fazer movimento peristálticos para impulsionar o alimento para frente, piscar o olho para lubrificar sem que você tenha pensado nisso, são coisas que ainda dependem de explicações lógicas e claras. Deus fez o besouro titã de forma impressionante, mas fez o homem ainda mais impressionante. Por isso eu creio que Deus ainda tem acesso à nossa mente, não é possível que nosso corpo funcione como funciona sem que alguma inteligência maior esteja por trás. Deus é tremendo na sua criação!

Os comentários estão encerrados.