10 dias de oração – Dia 03
24/02/2018
10 dias de oração – Dia 04
25/02/2018

Meditação diária de 25/02/2018 por Flávio Reti

25 DE FEVEREIRO

O Furão (Mustela putorius furo)

Mateus 23:13 “Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque fechais aos homens o reino dos céus, pois não entrais e nem aos que entrariam permitis entrar”

 

O furão é mais um mamífero da família mustelae. Como já foi dito, existem várias espécies de mustelídeos. Ele é um animal carnívoro e conhecido como furão doméstico. As pessoas costumam criá-lo dentro de casa como um pet, um animalzinho de estimação, assim como o gato, o cachorro, o papagaio. O furão tem a aparência de um rato mais esticado e muitas pessoas sonham em ter um assim como os hamsters. Você precisa saber uma série de coisas antes de possuir um furão. Ele não existe na nossa fauna, é importado e já chega ao Brasil com um chip implantado e castrado para não reproduzir descendentes aqui. Dizem que por não ser animal da nossa fauna ele pode causar desequilíbrio na natureza. Seu tempo de vida gira ao redor de 5 a 6 anos e ele pode custar, ainda filhote, próximo de 300 dólares nos petshops do Brasil. E não fica só nisso, porque ter um furão vai exigir outros recursos financeiros. Ele precisa de uma ração especial e própria para ele que custa 10 dólares um pacotinho de 800 gramas e um furão pode comer até 10 quilos por mês. Além disso ele é muito susceptível a doenças de outros animais. Uma simples gripe pode matá-lo, sem falar que ele é um animal pequeno e um apertão pode causar quebraduras. É um engano achar que ele é um brinquedo e que é resistente como um cachorrinho ou um gatinho, não é. Passear com ele é um problema, porque ele não pode ter contato com outros animais por causa das doenças transmissíveis entre os animais. Ele tem um odor característico que pode impregnar a casa toda e muitas pessoas não gostam e podem desenvolver alergias sérias. O furão em casa é mais um problema do que um mimo.

Ele se parece com aquelas pessoas sensíveis a quem não pode isso, não pode aquilo. Por qualquer coisinha se ofendem e deixam de ser amigas. A gente chama essas pessoas de enjoadas cuja presença é mais um problema do que uma satisfação. É o tipo da amizade cara de se manter, difícil de cultivar e que pode morrer a qualquer momento sem chegar a envelhecer. Morre antes do tempo. Agora eu não saberia dizer qual é mais melindroso, o furão ou a pessoa enjoada. Você decide!

 

Os comentários estão encerrados.