TV Vendas Meditações Diárias 2019
20/12/2018
Meditações Diárias 2019 disponíveis para compra
20/12/2018

Meditação diária de 20/12/2018 por Flávio Reti

20 de dezembro

Xué-açu (Rhinella marina)

Gênesis 1:27   “Criou, pois, Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou”

Esse mesmo indivíduo em alguns lugares do Brasil recebe os nomes de sapo-boi, aguá, xué-guaçu, e mais comumente de sapo cururu, inclusive existe uma modinha folclórica falando dele, os mais velhos vão se lembrar da musiquinha:

“Sapo Cururu na beira do rio
Quando o sapo grita, ó Maninha, diz que está com frio.
A mulher do sapo, é quem está lá dentro
Fazendo rendinha, ó Maninha, pro seu casamento”.

É um sapo bem grande, já se tem notícia de um deles medindo 38 centímetros do focinho à cloaca e pesando 2.7 quilos. É este um sapo especial, de nome Prinsen, mantido na Suécia como animal de estimação e já está listado no livro dos recordes, o Guinness book. É um sapo que inclui na sua dieta desde animais vivos e também mortos, come até ração para cães e restos da cozinha. O xué-açu possui grandes glândulas de veneno, tantos os adultos como os próprios girinos e por causa de seu apetite enorme, ele foi introduzido em várias regiões do Oceano Pacífico e nas Ilhas do Caribe para servir de controle de pragas. O nome dele em Inglês e em Espanhol tem a ver com cana de açúcar (cane toad, sapo de caña) por ter sido usado no controle de pragas da cana de açúcar. De controle de praga virou ele mesmo a praga nos locais onde foi introduzido, porque sua pele com glândulas tóxicas mata muitos predadores quando mordido ou ingerido, inclusive pelos animais domésticos, os cães especialmente morrem ao morder um xué-açu. O xué-açu tem boa longevidade, chegando a viver até 15 anos livre na natureza e em cativeiro até 20 anos. Como todo sapo, a pele dele é seca, enverrugada com algumas bolhas, protuberâncias que chegam a cobrir os olhos. As pupilas dele são horizontais, enquanto em um gato doméstico a pupila é vertical, bem diferente da nossa que é redonda. Mas ele não tem pálpebra inferior. Os dedos das patas traseiras são ligados por uma membrana, semelhante aos patos e cisnes que facilita a natação, enquanto os dedos dianteiros não têm a membrana.

Eu me ponho a pensar neste sapo da seguinte maneira: Ele foi pensado para combater as pragas de insetos daninhos nos canaviais e aí foi introduzido. O homem também, foi pensado para combater o mal implantado por satanás e no Éden foi introduzido. O sapo veio a ser ele mesmo a praga dos locais onde foi introduzido e o homem passou a ser ele mesmo a praticar o mal na terra onde foi introduzido. Seria talvez por isso que o homem também é classificado como um animal? Homo sapiens, mamífero, vertebrado, da família dos hominídeos e por aí vai como os animais. Será?

Os comentários estão encerrados.