Meditação diária de 16/04/2018 por Flávio Reti
16/04/2018
Encontro Regional de Médicos Adventistas – 12/05/18
17/04/2018

Meditação diária de 17/04/2018 por Flávio Reti

17 de abril

A Ovelha (Ovis aires)

João 1:29   “No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”

Todo mundo conhece uma ovelha e todo mundo sabe que o macho da ovelha é o carneiro e os filhotes jovens são os cordeiros, nalgum lugar chamados de anhos, de borregos. Ela se parece um pouco com os caprinos. É também ruminante, tem uma grande importância econômica por causa da sua carne, do leite, da lã e do couro. A pele da ovelha, chamada de pelego, é muito conhecida dos cavaleiros em geral porque é um dos forros do arreio para montaria. São domésticas e criadas em pastagens especiais além do tratamento com ração especial no cocho. Gostam de subir em pedras, em montanhas e têm bom equilíbrio nos penhascos. Quem cria ovelha não cria uma só, geralmente são criadas em rebanhos e exigem cuidados especiais com as crias que ocorrem no inverno. Os lobos e as raposas costumam cercar o rebanho e roubar os filhotes para comerem. A ovelha geralmente é um animal dócil, manso e não tem nada com o que se defender além dos chifres em algumas raças, porque nem todas têm chifres. Na cultura popular, a ovelha está cercada de bondade, inocência, fragilidade, mas os carneiros machos são agressivos com outros animais e podem machucar cavalos e bois dando muito prejuízo aos criadores. O ataque do carneiro recebe o nome de marrada. Ele se afasta, toma distância, depois dispara correndo e bate com toda a força com a cabeça que não há quem resista uma marrada de um carneiro. Existem várias raças de ovelhas e os criadores as dividem em raças de lã, raças de leite, raças de carne.

Não existe imagem mais tocante do que uma criança segurando no colo um cordeirinho. Isso porque alia a inocência da criança com a docilidade do cordeirinho.

Pelo fato de Jesus ser o filho de Deus inocente que levou sobre si os nossos pecados, ele é chamado na bíblia de “o cordeiro de Deus” que tira o pecado do mundo. Isso porque João Batista, quem o batizou, assim se referiu a Jesus quando ele veio para ser batizado (João 1:29) e também porque quando Adão e Eva pecaram, lá no Jardim do Éden, Deus mesmo matou um cordeirinho inocente para fazer vestimentas para o casal (Gen.3:21). Quando você tiver a oportunidade de ver um cordeirinho, lembre-se que Jesus foi o cordeiro inocente, enviado por Deus, que nos trouxe a salvação, “o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

Os comentários estão encerrados.