Culto Divino com Pr. Helbert Almeida – 16/06/18
15/06/2018
Meditação diária de 17/06/2018 por Flávio Reti
17/06/2018

Meditação diária de 16/06/2018 por Flávio Reti

16 de junho

O Lambari (Astyanax bimaculatus)

Mateus 24:14   “E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim”

O lambari é o peixe mais disseminado pelos rios do Brasil, em qualquer riacho, lagoa, córrego ou represa você pode encontrar lambaris. A ictiologia conta mais de 300 espécies de lambaris. Seu tamanho não passa de 20 centímetros. Têm suas nadadeiras coloridas de tons vermelho, de amarelo e alguns de preto. É próprio de água doce e é onívoro, isto é, come de tudo, de fruta a flores, sementes, insetos e detritos. Eles adoram mesmo é larvas de cupim e os pescadores descobriram isso e usam-nas como isca. O lambari, apesar de pequeno, é um dos maiores predadores dos lagos e rios porque come os ovos dos outros peixes. Mas chega o momento em que os lambaris são usados, eles próprios, como isca para os peixes maiores. Os lambaris são a espécie com maior poder de multiplicação. Todos os pescadores começam seu hobby pescando lambaris. Há quem prefira ter lambaris nos aquários, porque eles são parcialmente coloridos e rudes, suportam bem o cativeiro. Existem restaurantes especializados em servir porções de lambaris fritos, considerados uma fina iguaria. Quando moleque, eu gostava de pescar de peneira. Havia na várzea alguns buracos de onde uma cerâmica retirava barro para fazer tijolos e quando o rio enchia toda a várzea se transformava num mar. Quando o rio baixava, os peixes ficavam presos nos buracos e nós íamos chafurdar dentro desses buracos com uma peneira e pegar os lambaris que ficaram presos. Era uma festa, mas às vezes pegávamos também cobra na peneira. Entre os peixes, o lambari é a espécie que mais prolifera e que mais aumenta rapidamente.

Quando Deus criou Adão e Eva ele disse que crescessem e se multiplicassem e enchessem a terra. O ser humano não se multiplica como lambari, mas, mesmo assim, o mundo tem hoje ao redor de 7.5 bilhões de pessoas e continua aumentando a estatística. Um pensamento atordoador que me ocorre é quantas desses 7.5 bilhões de pessoas serão salvas por ocasião da volta de Jesus? João, no livro do Apocalipse disse que viu uma grande multidão como a areia do mar em pé diante do trono (Apoc.7:9). Acima de mil já é uma grande multidão, mas quantas João viu? E quantas mais ele não viu que estarão perdidas quando Jesus regressar?  É por esses bilhões de perdidos que nós devemos trabalhar, o evangelho precisa ser levado a eles a fim de que todos tenham também a oportunidade de salvação. Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho por ele. Consegue entender isso? Pelo mundo, por todos os 7.5 bilhões.

Os comentários estão encerrados.