Comentários da Lição 6 (2o Trim/2018) por Pr Narcizo Liedke
11/05/2018
Meditação diária de 13/05/2018 por Flávio Reti
13/05/2018

Meditação diária de 12/05/2018 por Flávio Reti

 

12 de maio

A Rena (Rangifer tarandus)

Atos 17:28   “Porque nele vivemos e nos movemos e existimos, como também alguns dos vossos poetas disseram: pois dele somo geração”

As festividades do Natal ainda são uma doce ilusão para a criançada. Eu me lembro quando minha neta Anny estava eufórica aguardando a chegada do Papai Noel trazendo seu presente de Natal. Na sua imaginação, ele viria numa carruagem puxada por renas fortes e robustas, pararia em frente à sua casa e entraria para deixar seu presente. Pensando assim, ela dormiu ansiosa naquela véspera de Natal. Então, eu peguei uma vasilha com farinha de trigo e com a ajuda dos dedos fui fazendo uma imitação de pegadas de renas pelo corredor até onde estava a árvore de natal e lá debaixo da árvore de natal deixei seu presentinho. Ela acordou no dia seguinte dizendo que estava sentindo o cheiro de renas e foi direto para a frente da casa e quando ela viu as pretensas pegadas de rena, ela seguiu e chegou até onde estava o presente. Dali para frente, ela acreditou piamente que papai Noel existe, que renas puxando trenó do papai Noel existem e assim ela alimentava o que nós chamamos de doce ilusão.

Sempre que a gente vê a história do bom velhinho dirigindo seu trenó, aparecem com ele as renas, ligadas à sua história, e para muitos os animais não passam também de ficção. Mas, na verdade as renas existem, só não voam como são vistas nos desenhos animados, mas possuem muitas curiosidades sobre sua existência. Elas são excelentes nadadoras, produzem o leite mais rico que existe, com mais de 22% de gordura e 10% de proteína, enquanto o leite de vaca possui apenas 4%de gordura. As renas, diferentes de outros animais, não conseguem caminhar e urinar ao mesmo tempo, por isso elas são obrigadas a parar de vez em quando. São originárias e nativas do hemisfério norte e são encontradas na Escandinávia, Groelândia, Alasca e Canadá. As renas existem, é verdade, mas o resto da história de papai Noel é mito.

Pelo fato de papai Noel ser um mito, uma doce ilusão, muita gente acredita que renas também não existam, mas elas existem. Da mesma maneira que muita coisa dentro das religiões são falsas, não existem, muita gente acredita que Deus também não existe, mas Ele existe. O problema é que muitas vezes Deus vem embrulhado dentro de tradições e lendas exatamente para o povo não acreditar na sua existência. É plano de satanás ofuscar a memória de um Deus de amor. O que precisamos é saber distinguir o mito da realidade e enxergar a Deus com existência própria governando o universo.

Os comentários estão encerrados.