Projeto Reparando Brechas 6ª Palestra – 07/07/18
05/07/2018
Comentários da Lição 01 (3o Trim/2018) por Profª Ana Kelly Ribeiro
06/07/2018

Meditação diária de 06/07/2018 por Flávio Reti

06 de julho

O Maribondo (Polybia vulgaris)

Mateus 11:29   “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para vossas almas”

Se você nasceu no Estado de Alagoas, sabe que lá existe um município denominado Maribondo com mais de 30.000 habitantes. Mas nós estamos interessados em saber sobre o maribondo inseto. Os maribondos às vezes recebem o nome de vespa, mas as vespas são mais solitárias enquanto os maribondos convivem em colmeias. Tanto o maribondo quanto a vespa são munidos de ferrões e ao picar injetam seu veneno que em seguida forma uma caroço inchado e dolorido chegando a provocar febre nas pessoas. Quando eu era moleque, eu gostava de encerrar maribondos dentro de uma caixa de fósforo só para ouvir seu zuado tentando escapar da caixa. Pra mim era como um talismã e eu me divertia com um maribondo zunindo. Pessoas alérgicas precisam tomar cuidado com os maribondos, elas podem parar no hospital com complicações mais sérias. Quando uma abelha pica, ela deixa o ferrão enterrado na pele e depois morre, porque o ferrão é um prolongamento do seu intestino e ao picar ela arrebenta seu intestino, mas o maribondo pode ferroar várias vezes, porque ele não deixa o ferrão no local da picada. Alguns maribondos são ferozes, eles perseguem o agressor, geralmente as pessoas, a longas distâncias. Os maribondos são exímios caçadores de aranhas. Eles as capturam depois de paralisá-las com seu veneno e as levam para sua casa para servir de alimento para suas larvas. Há inúmeras espécies de maribondos e cada uma faz sua casa de um jeito. Há os que fazem a casa de uma massa semelhante ao papelão, outros fazem casulos de barro, outros fazem ninho no chão. Não se esqueça de que os maribondos são também excelentes polinizadores das plantas, porque ao passar pelas flores para recolher pólen, assim como as abelhas, eles vão sem saber polinizando as flores. São predadores naturais de muitos insetos nocivos como cupins, aranhas, lagartas das plantas, gafanhotos e moscas. Os maribondos fazem parte ativa no controle de pragas agrícolas. Algumas espécies são criadas especificamente para combater pragas.

O maribondo não incomoda ninguém, contanto que ninguém o incomode. Ele sabe tomar vingança de qualquer perturbação na sua casa. Basta sacudir o galho onde ele está, ou enxotar de uma flor e ele se arvora contra o intruso. Há pessoas semelhantes ao maribondo. Por qualquer coisa já se levantam e querem brigar, fazer e acontecer. Não é um bom comportamento, especialmente para nós, os cristãos. Jesus disse que aprendêssemos dele porque ele era manso e humilde de coração (Mat.11:29).

Os comentários estão encerrados.