Meditação diária de 03/05/2018 por Flávio Reti
03/05/2018
Bazar Cabide do Bem – Chorus Dei – 06/05/18
04/05/2018

Meditação diária de 04/05/2018 por Flávio Reti

 

04 de maio

O Pônei (Paspalum notatum)

Mateus 18:10   “Vede, não desprezeis a nenhum destes pequeninos. Pois eu vos digo que os seus anjos no céu sempre veem a face de meu pai que está no céu”

Um cavalo não seria novidade alguma se não fosse pelo fato de ser mini cavalo. Esse é o pônei, xodó de muitas crianças e de alguns marmanjos também. Apesar de ser pequeno, ele não deixa de ser cavalo, tem crina, tem rabo, come capim e se comporta como cavalo, óbvio. É um animal de pequeno porte, mas tem como despertar o imaginário das crianças. Mas não confunda com cavalo anão, porque não é, se pensa assim está enganado, é uma raça definida. O pônei ser um cavalo pequeno não é anormalidade e nem defeito, ele é apenas um cavalo de pequena estatura e se comporta sempre como qualquer cavalo, grande ou pequeno. Historicamente eles vêm da Noruega, da Escócia, terra fria, por isso eles são mais peludos. Por causa da sua docilidade, sua beleza, sua graça, os pôneis eram dados como presente para príncipes e princesas lá no século XVII e ainda hoje são usados com sucesso na equoterapia. O animal pônei é excelente para trabalhar a saúde, a educação em crianças com deficiências físicas, mentais, com lesões neoromotoras, patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas por acidente, disfunção sensomotoras. Até eu gostaria de ter um cavalinho pônei para enfeitar o gramado do meu quintal, seria uma gracinha.

O pônei me ensina que embora pequeno, ele tem comportamento de adulto. Pequeno, mas não é pedaço. E me lembra de Jesus aos doze anos, quando ficou para trás, no final das festas em Jerusalém, e quando foi encontrado, ele estava discutindo coisas profundas do reino de Deus com os mestres e rabinos de Israel, como faria um adulto instruído. Há um provérbio conhecido que diz que “tamanho não é documento” e se for pensar esse provérbio com respeito ao pônei, ele é verdade. Infantes, juvenis, adultos, todos têm seu valor quando se fala em obra da criação de Deus. Todos têm o seu valor, todos são almas por quem Cristo morreu e quer salvar. Não se impressione com a sua altura, se você for de pequena estatura, você é uma pessoa inteira e como tal tem seu valor diante de Deus. O pônei é pequeno, baixinho, mas é um cavalo que nos ensina grandes lições de vida.Aliás, é bom lembrar que Jesus disse que “o menor será considerado grande no reino dos céus” (Luc.7:28).

Os comentários estão encerrados.