Meditação diária de 02/05/2018 por Flávio Reti
04/05/2018

Meditação diária de 03/05/2018 por Flávio Reti

O Pombo (Columba livia)

Jeremias 33:3   “Invoca-me e te responderei, anunciar-te-ei coisas grande e ocultas que não sabes”

Ontem falamos das pombas e do seu simbolismo para representar a paz. Hoje o assunto é pombos, não especificamente o macho das pombas, mas o pombo em geral, a família de tudo que se chama pombo. Você já percebeu que pombos existem por toda parte e em maior número nas cidades, devido à abundância de alimentos que eles encontram nas ruas. Eles já viraram praga porque comem demais, trazem parasitas e piolhos demais e se reproduzem demais. Quando você pisa no pátio da igreja, na frente do mercado e vê aquele bando de pombos, você reconhece quem são os filhotes e quem são os adultos? Se você não for entendido em pombos não vai saber. Os filhotes de pombos não se expõem, preferem os lugares escondidos nos cantos das casas, nos buracos das torres de igrejas velhas, no forro de casarões abandonados e os filhotes se passam por uma incógnita, um segredo. O filhote de pombo depois de nascido ainda fica no ninho recebendo comidinha de graça durante 40 dias e ele só deixa o ninho depois de se tornar praticamente adulto. Apesar da elegância dos pombos, sua simpatia, seu simbolismo, ele é um animal traiçoeiro, porque traz riscos à saúde da população. Veja algumas doenças que eles transmitem: Criptococose, histoplasmose, salmonelose, ornitose, toxoplasmose, dermatites e outras alergias. Geralmente a poeira das fezes incuba todas essas doenças. Há quem diga que os pombos são os ratos com asas pelo prejuízo que trazem. Mas há alguma coisa boa a se descrever dos pombos. Ele estava presente na Arca de Noé (Gen.8:8), Eles sabem fazer acrobacias espetaculares ao voar Em Estokolmo os pombos entram e viajam de metrô costumeiramente, Eles reconhecem as pessoas que os alimenta, Eles são brindados com múltiplas cores que dificilmente se encontra um igual ao outro, eles são as únicas aves que para tomar água sugam como se usasse um canudinho, conseguem voar a mais de 160 quilômetros por hora. Assim como os seres humanos, os pombos têm muitas habilidades e qualidades, pena que os pombos não usam tudo que são para beneficiar as pessoas assim como as pessoas não usam suas habilidades para o bem da humanidade. Para cada pessoa pública que é uma bênção, existem milhares que são uma praga na sociedade. Os pombos aprendem e nos ensinam lições, nós é que somos tardios em aprender muitas coisas necessárias.