10 dias de oração – Dia 08
01/03/2018
10 dias de oração – Dia 09
02/03/2018

Meditação diária de 02/03/2018 por Flávio Reti

02 de março
O Gauro (Bos gaurus)

Atos 20:20   “… Como não me esqueci de vos anunciar coisa alguma que útil seja, ensinando-vos publicamente e de casa em casa”

O gauro é parente próximo do gado bovino que nós conhecemos como bois. É uma espécie primitiva, selvagem que vive no sul e no sudeste da Ásia. Ele lembra um pouco o bisão, o iaque, o búfalo, mas é muito diferente. Ele se parece mais com o bisão americano, mas tem pelo liso, tem alguma coisa parecendo com uma crista no dorso, uma corcunda bem pronunciada, e uma barbela que desce até o meio das pernas dianteiras. O bisão é mais peludo e menor em tamanho. Na verdade o gauro é o maior animal da família bovinae, bem maior que o búfalo e maior que o bisão. Chega a pesar 1.6 toneladas, com 2,20 metros de altura e 3.30 metros de comprimento, sem levar em conta o rabo. É realmente grande em relação ao boi que você conhece. A porta da sua casa deve ter uma altura de 2.10mts, que é o padrão das portas no Brasil, isso quer dizer que o gauro é mais alto que a porta da sua casa. Pelo fato dele ser selvagem, ele é caçado pela sua carne e não é criado pelos fazendeiros ou domesticado nas fazendas para trabalhos de puxar arados, carros-de-boi. Além do mais, é muito bravo e agressivo.

De que adianta para esse animal em ser grande, musculoso, forte, agressivo, mas selvagem? Faz lembrar muitas pessoas que tem fama, riqueza, poder, grande cultura, muita influência na sociedade, mas é inútil para a igreja de Deus na terra. Quando comparado com os outros da mesma família bovinae, os menores do que ele são muito mais úteis e são domesticáveis, aprendem a viver perto dos homens e se afeiçoam com as pessoas mais próximas. O Gauro se mantém longe das pessoas e acaba sendo nada querido ou pouco preferido pelos homens que só o querem para matar e comer sua carne. As pessoas devem ser tais que ao olhar para elas se veja nelas pessoas úteis. Afinal, será muito triste quando ela mesma olhar para trás e se ver como alguém que viveu inutilmente esta vida. Faz parte do plano de Deus que seus filhos sejam pessoas úteis aos semelhantes. Que de alguma maneira ajudem no estabelecimento de seu reino eterno entre os homens. Pense hoje mesmo na sua utilidade, não seja um gauro selvagem.

 

Os comentários estão encerrados.