Meditação diária de 29/03/2017 por Flávio Reti
Meditação diária de 31/03/2017 por Flávio Reti

Meditação diária de 30/03/2017 por Flávio Reti

Dia Mundial da Juventude

“Alegra-te jovem, na tua mocidade e anime-se o teu coração nos dias da tua mocidade e anda pelos caminhos do teu coração e pela vista dos teus olhos. Sabe, porém, que por todas estas coisas Deus te trará a juízo” Eclesiastes 11:9

“A juventude de hoje corre o risco de ser a geração perdida”. Quem disse essas palavras foi o secretário geral da ONU, Ban Ki Moon, mas ele fez uma ressalva: “Se não forem tomadas medidas urgentes”.

Ele estava apelando aos governos, às sociedades civis, às universidades para que abrissem as portas aos jovens. Para ele, a geração atual de jovens é a maior que o mundo jamais conheceu, mas a maioria é altamente desqualificada para o trabalho, logo, não tem perspectiva de emprego e nem de salário. Muitos não vão para a escola e os que vão querem ser promovidos sem estudar. Quando recebem o diploma, pela promoção automática, se esquecem de que diploma não garante emprego e nem salário. A vida vai cobrar conhecimento. A vida é uma competição acirrada.

Ninguém nega que a juventude é uma força transformadora quando bem dirigida e bem preparada, porque eles, os jovens, são criativos, entusiasmados, gostam de mudanças. Com as novas tecnologias da computação, os jovens estão navegando nas alturas com um smartphone nas mãos, mas para muitos não passa disso.

Eu me empolgo quando falo de juventude, porque vejo dentro da igreja muitos jovens ativos tomando iniciativas e assumindo cargos de liderança, encabeçando movimentos e projetos para fazer avançar a pregação do evangelho do reino.

Por outro lado, me entristeço quando vejo jovens perambulando pelas ruas, sem destino e sem objetivo na vida, ainda mais sabendo que Deus tem um lugar para eles na sua obra.

Penso que eles também poderão estar naquele dia da volta de Jesus na sua presença e preparados para o céu. Afinal, no céu, não haverá velhos, só jovens. Gosto de um recorte de Ellen White ao descrever os ressuscitados na volta de Jesus, porque ela usa uma palavra linda “louçania”. Pense em louça, porcelana.

“Quando Cristo vier reunir para Si os que foram fiéis, soará a última trombeta, e toda a Terra, dos cumes das mais altas montanhas aos mais baixos recantos das minas mais profundas, a ouvirá. Os justos mortos ouvirão o som da última trombeta e sairão de suas sepulturas, para ser revestidos da imortalidade e encontrar-se com o seu Senhor”. (Eventos Finais, 277, 278).

“Todos saem do túmulo com a mesma estatura que tinham quando ali entraram. Adão, que está em pé entre a multidão dos ressuscitados, é de grande altura e formas majestosas, de estatura pouco menor que o Filho de Deus. Apresenta assinalado contraste com o povo das gerações posteriores; sob este único ponto de vista se revela a grande degeneração da raça. Todos, porém, surgem com a louçania e vigor de eterna juventude. As formas mortais, corruptíveis, destituídas de garbo, poluídas pelo pecado, tornam-se perfeitas, belas e imortais. Todos os defeitos e deformidades são deixados no túmulo. Restabelecidos à árvore da vida, no Éden há tanto tempo perdido, os remidos crescerão até à estatura completa da raça em sua glória primitiva” (Eventos Finais, p.289).

Seremos jovens eternamente. Quer uma notícia melhor do que essa? Com a louçania da eterna juventude. E no céu todos vão crescer até a estatura de Adão, um pouco menor que a estatura

de Cristo. Teremos muitas surpresas no céu. Acesso à árvore da vida, percorrer outros mundos, liberdade de qualquer impedimento, estudar o amor que hoje é incompreensível, viver para sempre. Minha cabeça se nega a pensar mais profundamente, não consigo, mas o céu será um lugar de delícias eternas e Deus mesmo estará conosco. Como não haveremos de querer esse lugar, como olvidar o grande privilégio oferecido gratuitamente a todos, basta que aceitemos! Por que razão o ser humano é tão estúpido a ponto de declinar dessa oferta maravilhosa?