Noite especial com Desbravadores Luzeiros da Colina
25/04/2017
Comentários da Lição 5 (2o Trim/2017) por Flavio Reti
26/04/2017

Meditação diária de 26/04/2017 por Flávio Reti

Dia do Engraxate

“O óleo e o perfume alegram o coração, assim é doce o conselho do homem para seu amigo” Provérbios 27:9

Dois nordestinos conversavam e falavam sobre a conservação das suas espingardas, pois eles eram caçadores da chamadas pombinhas voadeiras do nordeste. Um deles disse que iria pra casa porque ainda tinha que engraxar a espingarda para o dia seguinte, ao que o outro lhe perguntou: Vai engraxar com que?

E ele respondeu com seu sotaque nordestino: Vou azeitar com óleo. Parece piada, mas é vocabulário corrente entre eles. Azeitar, engraxar, olear, quase tudo a mesma coisa. Certa vez meu pai me pediu para engraxar a bota que ele usava para caçar, mas não me disse com que engraxar. Eu, pra ser esperto, peguei um pedaço de sebo de vaca, coloquei numa latinha de sardinha e pus em cima de dois tijolos. Fiz o fogo para derreter o sebo e quando o fogo subiu, ele pulou para dentro da lata. Com um pano eu tentei abanar para apagar o fogaréu, mas o pano enroscou nas bordas da latinha e me jogou aquele sebo derretido quente nos pés. Até hoje eu tenho as marcas da queimadura nos pés feitas com sebo quente derretido. Eu acabei engraxando os pés e não as botas do meu pai.

A graxa como a conhecemos hoje não existia, aliás, a graxa é um produto sintético, fabricado para ser usado na indústria, nas máquinas e nos carros.

Mas o dia do engraxate nada tem a ver com óleos aromáticos, nada a ver com engraxar espingarda, tem a ver com uma profissão que era oferecida nas rodoviárias de todo o país, nas estações férreas quando o trem ainda era usado no Brasil e em algumas estações do Metrô atualmente (compensa ser engraxate dos deputados no Congresso Nacional. Salário em 2016 era de quase 7.000,00 reais).

O engraxate, carrega uma caixa com os apetrechos para engraxar: água, pano, escova, graxa própria para sapatos e uma cadeira para o freguês se sentar enquanto tem seu sapato sendo engraxado. E o engraxate sai perguntando às pessoas se querem engraxar os sapatos. Muitos aceitam, porque não têm tempo para fazer isso em casa e com essa ele vai ganhando seus trocados.

Nos tempos de Israel, o uso da gordura como alimento era proibido pelas leis de saúde dadas por Moisés (Lev.7:23). E também já eram conhecidos dos filhos de Israel os óleos aromáticos (Prov.27:9). Eu quero crer que pouca gente conhece a palavra aromaterapia. É um mundo de aromas deliciosos de óleos aplicados no corpo com o intuito de se obter saúde da pele. Pelo nome, aroma, significa que tem um cheiro agradável e terapia é o tratamento que visa a cura de algum mal. A aromaterapia faz uso de alguns óleos essenciais 100% puros para restabelecer a harmonia

e o equilíbrio pessoal. Um tipo de óleo aromático era usado nas cerimônias de consagração dos reis e sacerdotes. Essa atividade era conhecida como unção, ungir, e o óleo era derramado sobre a cabeça da pessoa escolhida e dessa forma ela era considerada purificada, consagrada para exercer suas funções. Hoje se popularizou a consagração com a imposição das mãos. O pastor ora com as mãos sobre a cabeça do iniciante e dali para frente o considera consagrado e separado para exercer a função designada pela unção. O rei Davi, Jesus, foram chamados ungidos do Senhor, aliás a palavra Messias significa ungido. E você, já foi consagrado ao Senhor? “É-me mandado dizer aos nossos irmãos do ministério: Esteja a mensagem que vos sai dos lábios impregnada do Espírito de Deus. Se já houve tempo em que precisássemos da guia especial do Espírito Santo, esse tempo é agora. Necessitamos de consagração completa. Já é bem tempo de havermos dado ao mundo uma demonstração do poder de Deus em nossa própria vida e ministério. Devemos manter-nos firmes como uma rocha aos princípios da Palavra de Deus, lembrando-nos de que Deus está conosco para conceder-nos a Sua força para enfrentarmos cada nova experiência” (A Igreja Remanescente, p.79).

Os comentários estão encerrados.