Feliz Natal 2019
26/12/2019

Meditação diária de 25/12/2019 por Flávio Reti- William Justin Gregor

25 de dezembro

Provérbios 23:4  “Não te fatigues para seres rico. Dá de mão a tua própria sabedoria”

William Justin Gregor

Quando eu estudava no ensino médio, eu conheci um professor de música que era um americano com quem eu fiz amizade, o professor Robert Douglas Benfield. Ele se ofereceu para me ensinar música de graça e ainda fornecia o instrumento que eu escolhesse. Como eu me interessava em aprender Inglês, eu aceitei a oferta e comecei estudando clarinete, mas meu interesse não estava na música, estava no Inglês. E assim foi, aprendi alguns rudimentos de música, cheguei a soprar a clarinete, mas aprendi inglês perfeitamente. Assim parece que foi a experiência desse padre nascido na Inglaterra, estudando numa escola de gramática se interessou por química. A data de hoje assinala o nascimento deste cidadão Inglês que apesar de ser um padre, era também um mineralogista e acabou por descobrir o elemento químico de nome titânio. Ele isolou um metal desconhecido no Vale de Menaccan que denominou de menaccanita por causa do local encontrado. Gregor viajou para o Tibete e lá encontrou o mesmo material numa mina de estanho local que extraia turmalina. Era um camarada seletivo, porque apesar de gostar da química, nunca permitiu seus interesses atrapalharem sua vocação pastoral. Desempenhou também as funções de paisagista, estampador e músico, bem dotado o nosso padre de hoje. Como tudo nesta vida passa, ele também passou, morreu em 1817 e foi enterrado dentro da sua própria paróquia. Hoje o titânio está presente em muitos objetos da vida moderna porque associado a outros metais concede resistência ao ferro, ao alumínio, ao vanádio entre outros e está nas próteses humanas, nos implantes de ortopedia e nos instrumentos odontológicos, em produtos esportivos, em joias, inclusive nos telefones celulares. Está em motores nas indústrias, na produção de produtos químicos e petroquímicos porque é ótimo catalizador. O titânio é tão forte quanto o ferro, porém, é muito mais leve do que o ferro o que facilita a engenharia aero espacial e na construção de aviões. Provavelmente o indivíduo morreu e nunca soube da tremenda utilidade que o material por ele descoberto viria a ter no mundo moderno, duzentos anos depois de ser descoberto. E a gente fica cogitando e fazendo suposições de como reagiria ele, se pudesse estar vivo hoje e ver tanta utilidade que surgiu de uma atividade quase Hobby para ele, porque sua principal atividade era mesmo o ofício de sacerdote crente na sua igreja.

Assim será conosco quando Jesus regressar e nos conceder o dom da vida eterna, após a ressurreição dos mortos, provavelmente vamos nos assustar com as mudanças que a vida sofreu e dizem até que no céu vamos ter três surpresas: 1ª) Pessoas que julgávamos estar lá, não vão estar. 2ª) Pessoas que julgávamos nunca estar no céu, lá estarão pela graça de Cristo. 3ª surpresa, será que nós vamos estar lá?  Em termos de céu, não podemos ter incerteza de nada. Temos que ter plena certeza de que Jesus pode e vai nos transformar para podermos viver no céu, aliás, ele prevenindo para aquele grande dia, disse: “Não se turbe o vosso coração, na casa de meu pai há muitas moradas, se não fosse assim eu vô-lo teria dito: Vou preparar-vos lugar. E se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos tomarei para mm mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também” (João 14:2-3). Essa é a certeza que devemos ter sempre diante de nós e vivermos por ela até a volta de Jesus para concretizar sua promessa.