Meditação de Pôr do Sol 20/12/2019 por Helenice de Oliveira Correa.
20/12/2019
Meditação diária de 22/12/2019 por Flávio Reti – Yosef ben Mattityahu
22/12/2019

Meditação diária de 21/12/2019 por Flávio Reti – Johan Harvey Kellogg

21 de dezembro

Apocalipse 2:10  “Se fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida”

Johan Harvey Kellogg

Quem compra um pacotinho de sucrilhos Kellogg não faz ideia do que esse nome representa. Primeiramente, há uma empresa multinacional dos Estados Unidos com o nome de Kellogg Company produtora de cereais matutinos com ramificação no Brasil com o nome de Kelloggs do Brasil. O criador da marca, John Harvey Kellogg, remonta aos tempos de Ellen White em Battle Greek, nos primórdios da nossa igreja. Ele era um médico que atendia e dirigia nosso sanatório em Battle Greek e havia criado e implementado um rigoroso tratamento natural para os pacientes que vinham ao sanatório e também um cardápio restrito a produtos naturais. Lá no sanatório, o Dr. Kellogg receitava exercícios e nas consultas procurava convencer os pacientes abastados acostumados a comer carne que procuravam a instituição a inverter seus hábitos alimentares. Ele passou a servir apenas alimentos naturais e com isso ele escolheu servir no café da manhã, em lugar de alimentos cárneos, os flocos de cereais como trigo e milho inicialmente. Os adventistas, entre os quais estava Kellogg, eram contra o consumo de carnes e sempre insistiam com a comunidade de crentes que evitassem a carne e passassem a usar alimentos naturais. Por um longo período o Dr. John Harvey Kellogg dirigiu o sanatório que cresceu e se tornou conhecido em toda a América e os pacientes vinham de todos os cantões para se tratar ali, com isso o conhecimento do cereal à base de flocos se tornou muito conhecido. Futuramente, o Dr. Kellogg se desentendeu com os administradores da Igreja em relação ao controle do sanatório que vinha crescendo muito e deixou a organização adventista. Em sociedade com seu irmão, Will Keith Kellogg, depois que deixou o hospital adventista, eles fundaram a Kellogg Company que subsiste até hoje como uma empresa multinacional com filiais em vários países. Ele foi um médico pensador, religioso, mas que ao deixar os círculos adventistas se meteu a escrever um livro com ideologias panteístas que o levou a apostasia e em seguida ao abandono da fé adventista que havia abraçado. Mas continuou sendo defensor do vegetarianismo por toda a vida. Entre seus pacientes que procuraram, na época, o sanatório adventista, encontramos personalidades famosas como Roald Amundsen, George Bernard Shaw, Henry Ford, Thomas Edison e muitos outros. Como um cirurgião que era, distinto e de boa aparência, ele viajou pelo país ministrando aulas e palestras sobre os benefícios do vegetarianismo. Publicou várias pesquisas na revista “Good Health” (Boa Saúde) e seus esforços eram sempre contra a indústria da carne. Quando ele era administrador do sanatório, seu irmão era o tesoureiro e sua esposa a nutricionista. Eles todos, junto com a igreja adventista pregavam e incentivavam a abstinência do álcool e do fumo e promoviam a prática de exercícios e atividades físicas. O sanatório fundado pela Igreja Adventista em 1866 com o nome de Western Health Reform Institute foi o palco das pesquisas e do sucesso do Dr. Kellogg e ele, como administrador, posteriormente o renomeou como Battle Greek Sanatory em homenagem à cidade onde estavam situados.

Foi uma pena, um golpe para a comunidade, quando ele se declarou panteísta e deixou o convívio com os irmãos de fé adventista. Ele que havia morado na casa de Ellen White, que havia sido ajudado pela família White na juventude e incentivado a ser um médico pela necessidade da obra adventista de médicos missionários, ao deixar os irmãos promoveu grande consternação. Infelizmente ele faleceu longe dos caminhos do Senhor. Tive a oportunidade de visitar seu túmulo e quando a gente se aproxima do local a gente sente alguma coisa inexplicável. Acho que é o arrepio de pensar nele como alguém que morreu longe do plano intencional de Deus.